Um inquérito civil foi instaurado pelo Ministério Público Estadual para apurar possíveis irregularidades no pagamento de gratificações e adicionais a diretores da Rede Municipal de Ensino de Ladário durante o ano de 2024.
A investigação, conduzida pelo promotor Luciano Bordignon Conte, levanta suspeitas de repasses indevidos ocorridos no período em que o município era comandado por Iranil Soares.
O caso ganhou relevância ao ser associado ao contexto eleitoral. Conforme apurado, Iranil apoiava a candidatura de Luciano Jara (PP), que foi derrotado por Munir (PSDB) nas eleições do ano passado. Munir obteve 58,52% dos votos, enquanto Jara, então seu adversário direto, terminou a disputa com 38,57%.
A apuração agora busca entender se os pagamentos foram utilizados de forma irregular pela antiga gestão.
O conteúdo detalhado da investigação está sob sigilo, conforme decisão da promotoria. Até o momento, não há informações públicas sobre o número de beneficiados ou os valores envolvidos. A iniciativa do MP visa verificar se houve violação aos princípios da administração pública, especialmente no que se refere à moralidade e legalidade no uso de recursos do município com benesses destinadas como forma de angariamento de apoio político.