A previsão do tempo indica que a próxima semana marcará uma mudança climática significativa em diversas partes do país, com a chegada de uma massa de ar polar que trará temperaturas muito mais baixas do que o padrão registrado até agora em 2025. O sistema começará a atuar entre terça (27) e quarta-feira (28), inicialmente no Sul, mas o Mato Grosso do Sul será uma das primeiras áreas fora da região a sentir os efeitos.
Conforme informações divulgadas pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o avanço da frente fria será potencializado pelo encontro entre correntes de ar quente e frio, o que pode provocar tempestades em algumas áreas e uma queda expressiva nas temperaturas. A capital sul-mato-grossense, Campo Grande, tem mínima prevista de 7°C a partir de quarta-feira (28).
A queda nas temperaturas será estimulada por um anticiclone, sistema de alta pressão atmosférica que facilita o deslocamento da massa de ar frio para regiões mais próximas da linha do Equador. Esse fenômeno é conhecido como “friagem” na região amazônica e deve alcançar inclusive áreas do sul do Amazonas, Acre e Rondônia.
A partir de quinta-feira (29), os estados do Sul deverão registrar os momentos mais intensos da onda de frio. Em algumas localidades, os termômetros podem marcar entre -3°C e -5°C, com possibilidade de geada em larga escala.
No Mato Grosso do Sul, cidades próximas à fronteira com o Paraguai, como Ponta Porã, Sete Quedas e Amambai, devem registrar mínimas inferiores a 5°C. Nessas áreas, há previsão de geada, principalmente nas madrugadas de quinta e sexta-feira. A expectativa é que o clima volte a esquentar apenas na primeira semana de junho.