Estudantes interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já podem se inscrever a partir desta segunda-feira (26). O prazo vai até 6 de junho e as inscrições devem ser feitas exclusivamente pela Página do Participante, no site oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A taxa de inscrição é de R$ 85 e poderá ser paga até o dia 11 de junho. Os candidatos poderão escolher entre boleto bancário (gerado na própria Página do Participante), Pix, cartão de crédito ou débito em conta corrente ou poupança, conforme o banco.
O Inep destaca que não haverá prorrogação do prazo de pagamento. A autarquia também reforça que as inscrições devem ser feitas somente nos canais oficiais. Qualquer outro site ou aplicativo é considerado fraude.
Provas acontecem em novembro
O Enem será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o Brasil. No primeiro dia, os candidatos farão a prova de redação e as objetivas de linguagens, ciências humanas e língua estrangeira. No segundo domingo, será a vez das provas de matemática e ciências da natureza.
Confira o que será cobrado:
- Primeiro dia (9 de novembro)
- Redação
- Língua portuguesa
- Língua estrangeira (inglês ou espanhol)
- História, geografia, filosofia e sociologia
- Duração: 5h30
- Segundo dia (16 de novembro)
- Matemática
- Química, física e biologia
- Duração: 5h
Os portões abrem às 12h e fecham às 13h, com início das provas às 13h30 (horário de Brasília).
Reaplicação será em dezembro para casos específicos
Segundo o edital, haverá reaplicação das provas nos dias 16 e 17 de dezembro para participantes que enfrentarem problemas logísticos no dia do exame ou apresentarem doenças infectocontagiosas comprovadas.
Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior
O Enem é utilizado por instituições públicas e privadas como critério de seleção ou complemento em vestibulares. Os resultados também são exigidos em programas do governo federal como o Sisu, o Prouni e o Fies. Além disso, diversas universidades de Portugal aceitam as notas do Enem para ingresso de estudantes brasileiros.