Os dois casos suspeitos de gripe aviária em Mato Grosso do Sul foram oficialmente descartados, conforme atualização do painel de monitoramento de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A confirmação veio neste domingo (25), encerrando as investigações sobre uma galinha doméstica no município de Jardim.
Na noite de sábado (24), outro caso suspeito, registrado em Angélica, já havia sido descartado após análise conduzida pelo laboratório de referência do Mapa, localizado em Campinas (SP).
Monitoramento e histórico de notificações
Com os resultados negativos, Mato Grosso do Sul não possui mais casos suspeitos da doença. Segundo a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), cinco notificações foram feitas em 2025, todas descartadas. No ano anterior, 28 suspeitas foram investigadas, com apenas uma confirmação, ocorrida em Bonito.
O diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, destacou que a identificação de possíveis casos faz parte do monitoramento sanitário de rotina, demonstrando a eficiência do sistema de defesa sanitária estadual e a confiança dos produtores em relatar ocorrências.
Situação em outros estados
Apesar da situação controlada em Mato Grosso do Sul, outros estados ainda mantêm investigações em andamento, conforme atualização do painel do Mapa.