Inep publica edital do Enem 2025 com novas datas e regras para aplicação das provas

No momento, você está visualizando Inep publica edital do Enem 2025 com novas datas e regras para aplicação das provas
  • Autor do post:
  • Post publicado:24 de maio de 2025
FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

O edital do Enem 2025 foi divulgado nesta sexta-feira (23) em edição extra do Diário Oficial da União. De acordo com o documento, as provas serão realizadas nos dias 9 e 16 de novembro, com reaplicações previstas para dezembro em casos justificados. As inscrições devem ser feitas entre os dias 26 de maio e 6 de junho, exclusivamente pela Página do Participante, no site do Inep.

Inscrições e taxa

O valor da taxa de inscrição foi mantido em R$ 85. O pagamento poderá ser feito até 11 de junho via boleto bancário, Pix, cartão de crédito ou débito. Candidatos que utilizarem o Enem 2025 para obter certificação do ensino médio e estiverem inscritos no CadÚnico não terão boleto gerado, mesmo que não tenham solicitado isenção.

Datas e estrutura das provas

As provas ocorrerão em dois domingos consecutivos. No primeiro dia (9 de novembro), serão aplicadas as provas de linguagens, ciências humanas e redação. No segundo (16), os candidatos farão as provas de matemática e ciências da natureza.

Cada exame terá 45 questões objetivas por área do conhecimento. A redação será em língua portuguesa. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília), com início às 13h30. O encerramento será às 19h no primeiro dia e às 18h30 no segundo.

Datas diferentes para cidades do Pará

Nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, o Enem ocorrerá nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro. A alteração foi necessária devido à realização da COP 30 em Belém, entre 10 e 21 de novembro.

Certificação do ensino médio

O edital confirma o retorno da possibilidade de usar o Enem para obter a certificação do ensino médio. Participantes com mais de 18 anos que atingirem pelo menos 450 pontos em cada área e nota mínima de 500 na redação poderão solicitar a certificação.

Nome social e acessibilidade

Candidatos que desejarem ser tratados pelo nome social devem garantir que o dado esteja registrado na Receita Federal. O processo é automático e não exige envio de documentos adicionais.

Participantes que necessitarem de atendimento especializado, como gestantes, lactantes, idosos, pessoas com deficiência, TEA, entre outros, devem informar essa condição no ato da inscrição. Os recursos disponíveis estão listados no edital.

Reaplicação do exame

O edital prevê reaplicação das provas nos dias 16 e 17 de dezembro para participantes que apresentarem justificativas, como problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas. Os pedidos deverão seguir critérios e prazos estabelecidos pelo Inep.

arte whats2

FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare