Escadinha da XV é liberada mesmo sem obras para atender Festival América do Sul

Escadinha da XV liberada
  • Autor do post:
  • Post publicado:15 de maio de 2025
FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

Corumbá (MS)Sem a realização de nenhuma obra, até então descrita como essencial para liberação com segurança da Escadinha da XV, a Prefeitura de Corumbá decidiu nesta quinta-feira, 15, liberar o acesso ao local, fechado há anos.

Apesar de ser um dos principais acessos que liga a região da Praça Generoso Ponce ao Porto Geral, a população sofre por quase uma década pela inércia do poder público em solucionar os problemas que até hoje, eram descritos como fundamentais para liberação COM SEGURANÇA do espaço, sempre tratado com a consideração de desabamento da encosta.

Mas o motivo, segundo a administração municipal é nobre. O Festival América do Sul, que tem expectativa de atrair um grande número de pessoas para as apresentações que neste ano, se concentram exclusivamente na região do Porto Geral.

Ainda segundo informações da prefeitura, tudo foi realizado mediante o aval da Defesa Civil do município, que ao contrário das gestões passadas, analisou o local e garantiu sua segurança e estabilidade.

O Secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Marcelo Antunes, chancelou a decisão: “a encosta está estabilizada, protegida com tela e não oferece risco à população”, disse.

Apesar de garantir que está segura, os corumbaenses não terão o acesso liberado após as festividades. O próprio secretário afirmou que o espaço será fechado imediatamente após o Festival América do Sul, voltando tudo como estava.

escadinha da xv
Local precisará de um novo projeto mais complexo, segundo a prefeitura

A escadaria foi aberta provisoriamente e será novamente fechada quando as obras forem retomadas”, encerrou.

A escuridão enfrentada pela população há tempos, também não será percebida pelos visitantes que chegarem à Capital do Pantanal entre os dias 15 a 18 de maio, já que o município informou que estará reforçando a iluminação no espaço que até então estava às escuras, e utilizado por usuários de drogas e moradores de rua.

A liberação definitiva da Escadinha da XV ocorrerá, conforme a nota do município, somente após a conclusão integral das obras de revitalização.

Defesa Civil

A Defesa Civil, informou que a liberação foi feita sob condições específicas, incluindo reforço na iluminação e a presença contínua de brigadistas, visando evitar acidentes diante do grande fluxo de pessoas e da necessidade de rotas de evacuação em caso de emergência.

Segundo as informações, a abertura da escadinha também foi motivada pela interdição parcial de três ladeiras principais que dão acesso ao Porto: Cruz e Cunha, José Bonifácio e Cáceres. A administração alega que, com essas limitações, a escada se tornou uma rota alternativa essencial para pedestres, minimizando riscos e facilitando deslocamentos.

Após avaliação técnica, a Defesa Civil garantiu não haver risco iminente de desabamento, já que foram feitas podas na vegetação, limpeza de galerias e instalação de telas para conter pequenos deslizamentos de pedras. No entanto, a ausência de corrimão exige monitoramento constante por parte dos brigadistas, que permanecerão no local durante toda a duração do festival.

📸Acompanhe também o Folha MS no Instagram

*Matéria editada para acréscimo do posicionamento da Defesa Civil do Município

arte whats2 Escadinha da XV

FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare