Veranico eleva temperaturas em MS e cidades podem ter calor mais intenso nesta sexta

veranico deixa as terdes mais quentes
  • Autor do post:
  • Post publicado:14 de maio de 2025
FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

Nesta sexta-feira (17), cidades de Mato Grosso do Sul devem registrar as maiores temperaturas do centro-sul brasileiro, segundo informações dos serviços de meteorologia, por conta do segundo veranico do ano.

O fenômeno, que se caracteriza pela ausência de chuvas e forte calor no outono, atinge principalmente municípios como Corumbá, Anastácio, Ladário e Aquidauana, onde os termômetros podem marcar até 32ºC — mais de 5ºC acima da média para esta época do ano.

Segundo a Climatempo, o calor deve continuar no sábado (18), mantendo as temperaturas elevadas em cidades do oeste do Estado, como Miranda. Em São Paulo, os termômetros também devem subir no fim de semana, com elevação de pelo menos 1ºC nas máximas.

veranico veranico
De acordo com o Clima Tempo temperaturas devem ficar 5°C graus acima da médida para esta época do ano

Além do calor acima do normal, moradores do Centro-Oeste e interior do Sudeste devem lidar com baixa umidade relativa do ar, condição típica em períodos de estiagem e que pode afetar a saúde, especialmente entre o fim da manhã e o meio da tarde.

Esse padrão climático é resultado de um bloqueio atmosférico, causado por um sistema de alta pressão sobre a região Sul. Essa formação impede a chegada de frentes frias às áreas mais quentes do país até meados da próxima semana, mantendo as tardes abafadas e as noites com temperaturas mais amenas.

Enquanto o veranico ganha força em partes do Estado, o cenário é diferente no centro-sul de Mato Grosso do Sul. Por lá, a presença de uma frente fria provocou queda nas temperaturas já nesta terça-feira (14).

Em Campo Grande, a previsão é de céu nublado, pancadas de chuva isoladas e máximas de até 26ºC. Ventos moderados e umidade elevada devem prevalecer ao longo do dia.

Segundo a Climatempo, uma nova frente fria avança no final de semana, começando pelo Rio Grande do Sul e podendo romper o veranico no Centro-Oeste a partir de domingo (18).

📸Acompanhe também o Folha MS no Instagram

arte whats2 veranico

FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare