Sonora volta a registrar tremores de terra; abalo pode ser o mais forte do ano em MS

prefeitura de sonora
  • Autor do post:
  • Post publicado:13 de maio de 2025

Dois novos abalos sísmicos foram registrados em Mato Grosso do Sul em menos de 24 horas, com epicentro nas proximidades do município de Sonora. O primeiro ocorreu às 23h41 da segunda-feira (13) e o segundo às 8h20 desta terça-feira (14), totalizando um intervalo de 15 horas e 21 minutos entre eles.

Conforme o Centro de Sismologia da USP, o evento de segunda-feira alcançou magnitude preliminar de 3.5 mR na escala Richter, o que pode representá-lo como o mais intenso registrado no Estado em 2024 até agora e o segundo maior do Brasil neste ano — atrás apenas de um tremor de 4.3 mR registrado em Parauapebas (PA).

Já o abalo desta terça foi menos intenso, com magnitude de 2.1 mR, e não há relatos de que tenha sido percebido pela população.

As análises foram realizadas pela USP com base em dados das estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), coordenada pelo Observatório Nacional e vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com suporte do Serviço Geológico do Brasil.

Com os novos registros, Mato Grosso do Sul já contabiliza nove tremores em 2024, todos classificados como de baixa magnitude. Os eventos anteriores ocorreram em Miranda (28/4), Rio Negro (26/4), Bonito (19/4), Ponta Porã (28/3 e 14/3), Corumbá (21/3) e outro em Sonora (5/3), com magnitudes variando entre 1.6 mR e 3.5 mR.

Segundo especialistas da RSBR, esses sismos são comuns em território brasileiro e ocorrem por causas naturais, geralmente relacionadas à liberação de tensões acumuladas nas camadas da crosta terrestre.

📸Acompanhe também o Folha MS no Instagram

arte whats2 Sonora