O Governo de Mato Grosso do Sul oficializou, nesta quinta-feira (8), a concessão da Rota da Celulose para o consórcio K&G, formado pelas empresas K-Infra e Galápagos. O leilão ocorreu na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) e marcou um desconto de 9% na tarifa de pedágio, além do aporte de R$ 217,3 milhões como contrapartida à gestão dos trechos concedidos.
O consórcio vai assumir a operação e modernização de 870,3 km de rodovias, incluindo trechos das estaduais MS-040, MS-338 e MS-395, além das federais BR-262 e BR-267. A empresa será responsável por recuperação, manutenção e ampliação da capacidade das vias pelos próximos 30 anos, garantindo melhorias na estrutura viária e maior segurança aos usuários.
Disputa no leilão e expectativa para o contrato
A licitação reuniu quatro concorrentes, entre eles BTG Pactual Infraestrutura, o consórcio, Caminhos da Celulose (liderado pela XP Infra) e a empresa Rotas do Brasil S/A. No final, a oferta do consórcio K&G se destacou, garantindo a vitória no certame com o maior investimento agregado e a menor tarifa de pedágio prevista.

O governador Eduardo Riedel celebrou o resultado do leilão, afirmando que a concessão “alavancará o desenvolvimento do estado”, impulsionando a logística e a competitividade do setor produtivo. O contrato deve ser assinado dentro de 60 dias, seguido por uma vistoria técnica nas rodovias e transição operacional para a empresa vencedora.
Obras e melhorias previstas na Rota da Celulose
O consórcio K&G investirá um total de R$ 10,1 bilhões na estrutura viária do estado, sendo R$ 6,9 bilhões em obras e R$ 3,2 bilhões em custos operacionais. Entre as melhorias previstas estão:
✔️ 115 km de duplicações para maior fluidez do tráfego
✔️ 457 km de acostamentos, garantindo mais segurança nas margens das rodovias
✔️ 245 km de terceiras faixas, facilitando ultrapassagens e otimizando o fluxo de veículos
✔️ 12 km de vias marginais para melhorar a conectividade das cidades próximas
✔️ 38 km de contornos urbanos, desviando o tráfego pesado das áreas centrais
✔️ 62 dispositivos em nível e 4 em desnível para aprimorar os acessos viários
✔️ 22 passagens de fauna, visando a preservação ambiental e segurança para animais silvestres
✔️ 20 alargamentos de pontes para acomodar melhor o tráfego de veículos pesados
Além disso, 100% dos acostamentos serão revitalizados, tornando-se padrão em toda a extensão das rodovias concedidas.

Novos serviços para usuários e infraestrutura logística
Para melhorar o atendimento aos usuários, o consórcio deverá implantar uma rede de suporte viário, incluindo:
- 13 guinchos mecânicos para apoio em situações de pane
- 13 ambulâncias de socorro médico para emergências na rodovia
- 5 caminhões-pipa para combate a incêndios em vegetação próxima às estradas
- 5 veículos adaptados para captura de animais e desobstrução de pistas
- 13 postos de atendimento ao usuário, com estacionamento, sanitários e áreas de descanso
Além disso, serão instalados três Postos de Parada e Descanso (PPD) ao longo das rodovias MS-040, BR-262 e BR-267, garantindo infraestrutura para caminhoneiros e motoristas profissionais, promovendo segurança, reduzindo a fadiga e prevenindo acidentes.
Parcerias e impacto na economia
Durante o evento, o governador Eduardo Riedel destacou a parceria entre o estado e o governo federal, que delegou a concessão das rodovias BR-262 e BR-267 ao Mato Grosso do Sul. Segundo ele, esse movimento demonstra a confiança na capacidade de gestão estadual e fortalece o desenvolvimento econômico.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, também esteve presente no leilão e afirmou que os investimentos devem impulsionar a infraestrutura. Segundo ele, o estado receberá R$ 25 bilhões em projetos rodoviários, incluindo a otimização da BR-163, prevista para ser concedida em breve.
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, enfatizou a importância da participação da iniciativa privada nos projetos públicos, permitindo maior capacidade de crescimento e geração de empregos.
“Só podemos ter um Brasil crescendo e investindo se tivermos parceria entre setor público e privado. Esse leilão representa o que queremos para o país: infraestrutura eficiente e desenvolvimento econômico sustentável”, disse Tebet.
Fiscalização e próximos passos
O consórcio K&G terá 60 dias para a assinatura do contrato e, posteriormente, realizará uma vistoria técnica nos trechos concedidos. Após esse processo, os investimentos e melhorias viárias serão gradualmente implementados, com a fiscalização sendo realizada pela Agems (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos).