Corumbá (MS) enfrenta um aumento expressivo nas internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). De acordo com boletim divulgado pela Prefeitura nesta terça-feira (6), dos 50 pacientes atualmente internados na Santa Casa de Misericórdia, 19 estão em área de isolamento por sintomas respiratórios, o que representa quase 40% das internações hospitalares.
Leitos quase no limite e pressão sobre setores da Santa Casa
A estrutura hospitalar conta com 57 leitos ativos, sendo apenas sete disponíveis até o início da manhã desta terça-feira. A lotação dos setores já preocupa profissionais da saúde:
- Setor B2: dos 18 leitos, 11 estão ocupados, com 7 em isolamento respiratório
- Setor B3: todos os 19 leitos ocupados, 7 pacientes em isolamento
- Setor de Pediatria: todos os 20 leitos preenchidos, com 5 crianças em isolamento
O cenário reforça o alerta de vacinação emitido pelas autoridades municipais, especialmente diante do avanço de doenças respiratórias em crianças e idosos — os dois grupos mais afetados nesse momento.
Dentro do contexto, o município já confirmou nove mortes por SRAG nos últimos 10 dias, sendo quatro crianças, três idosos e um adulto. A letalidade da doença tem reforçado a necessidade de atenção redobrada aos sintomas gripais.
📸Acompanhe também o Folha MS no Instagram