Mato Grosso do Sul entrou nesta segunda-feira (5) sob influência de um veranico, fenômeno climático típico do outono, marcado por dias consecutivos de tempo firme, baixa umidade e calor acima da média. A previsão é que esse padrão se estenda até pelo menos o dia 10 de maio, de acordo com a Climatempo.
Durante esse período, os termômetros no estado devem registrar temperaturas de 3 ºC a 5 ºC acima da média habitual para esta época do ano. O calor deve ser mais intenso nas regiões do Pantanal e no sudoeste sul-mato-grossense, justamente as áreas mais afetadas pela estiagem.
O veranico é causado por um bloqueio atmosférico que impede a formação de nuvens carregadas e dificulta a chegada de frentes frias. Essa barreira natural mantém o céu limpo e contribui para a elevação das temperaturas, além de agravar a secura do ar — que já está com índices baixos em boa parte do interior do Brasil.
Segundo a Climatempo, o mês de maio, que marca a transição do período chuvoso para o seco no Centro-Oeste, costuma apresentar uma redução expressiva nas médias de precipitação. No cerrado, esse cenário favorece a ocorrência de dias secos e com umidade relativa do ar abaixo dos níveis recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera preocupantes valores inferiores a 30%.
Apesar do calor predominante, ainda há chance de pancadas isoladas de chuva, especialmente no sudoeste do estado. No entanto, essas ocorrências devem ser irregulares e não suficientes para reverter a condição de estiagem temporária.
A expectativa de veranico contrasta com outros anos em que o mês de maio foi marcado por ondas de frio, inclusive com registro de geadas em regiões mais altas de Mato Grosso do Sul. Para os próximos dias, no entanto, o cenário é de calor persistente e ausência de frentes frias atuando sobre o estado.