Operação Pantanal terá reforço de 40 bombeiros da Força Nacional até o fim de maio

Operação Pantanal contara com reforço da força nacional
  • Autor do post:
  • Post publicado:3 de maio de 2025

O efetivo da Força Nacional que atua em Mato Grosso do Sul deve chegar a 50 bombeiros até o final de maio, conforme anunciado por autoridades envolvidas na Operação Pantanal, que foca no combate aos incêndios florestais. Atualmente, dez profissionais da corporação já estão no Estado, com base em Corumbá.

Na última semana de abril, representantes da Força Nacional estiveram no Estado para tratar das estratégias de atuação. O encontro ocorreu com o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros de MS, coronel Adriano Rampazo, e o major Eduardo Rachid Teixeira, da Diretoria de Proteção Ambiental. As equipes discutiram o planejamento conjunto para o período de estiagem, que se aproxima.

WhatsApp Image 2025 04 29 at 15.04.53 Operação Pantanal

Segundo o coronel Rampazo, essa etapa de preparação é essencial. “Esse trabalho de integração entre as equipes que estarão em campo é fundamental para a resposta ser rápida e eficiente”, afirmou.

Ações antes e durante os incêndios

Segundo o coronel Raimundo Ramos Junior, da Força Nacional, o grupo que já atua em MS acompanha de perto os preparativos e dará suporte ao Corpo de Bombeiros local em ações que vão desde a formação de brigadas até o combate direto aos focos de incêndio.

A ideia é ampliar o número de profissionais atuando até o fim de maio. Além da presença em campo, vamos ajudar também nas atividades anteriores ao combate, como treinamentos e ações preventivas”, explicou.

Também está previsto o envio de 10 a 12 viaturas, que serão utilizadas nos deslocamentos e apoio logístico das equipes durante a operação.

Cursos e apoio técnico reforçam a Operação Pantanal

Além do reforço no efetivo, a parceria entre a Força Nacional e o Corpo de Bombeiros de MS inclui a realização de cursos especializados, como o de Operações em Emergência de Desastres e o de Busca, Resgate e Salvamento com Cães. A capacitação será financiada com recursos da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Para o major Eduardo Rachid, essas ações antecipadas ajudam a evitar que o fogo se espalhe com rapidez. “Com equipes preparadas e estrutura adequada, conseguimos agir antes que os incêndios ganhem força. Isso faz toda a diferença”, disse.

WhatsApp Image 2025 04 29 at 15.04.53 1 Operação Pantanal

O reforço das equipes e o investimento em treinamento fazem parte da estratégia para enfrentar o período seco, que historicamente traz aumento dos focos de incêndio no Pantanal e em outras regiões de Mato Grosso do Sul.

📸Acompanhe também o Folha MS no Instagram

arte whats2 Operação Pantanal