Estado lança programa “Horário Estendido” para ampliar atendimento em unidades de saúde

horário estendido
  • Autor do post:
  • Post publicado:30 de abril de 2025

O Governo de Mato Grosso do Sul lançou nesta quarta-feira (30) o programa Horário Estendido, voltado à ampliação do atendimento noturno em 46 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) em diversas regiões do Estado.

Segundo informações repassadas à imprensa, a iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde (SES) pretende garantir o acesso a serviços essenciais da Atenção Primária fora do horário comercial, com atendimento das 17h às 21h.

A proposta busca atender, principalmente, a população trabalhadora e desafogar as unidades de urgência, que vêm registrando aumento na demanda por casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e arboviroses.

Cada unidade contemplada receberá R$ 20 mil mensais por um período de 12 meses. O investimento total será de aproximadamente R$ 11 milhões, com recursos destinados a custear a estrutura e equipes para funcionamento no turno noturno.

Segundo a SES, a ampliação do atendimento deve melhorar o acolhimento e permitir o manejo precoce de agravos comuns neste período do ano, como gripes e doenças transmitidas por mosquitos.

A coordenadora de Saúde da Família e Ciclos de Vida, Gabriela Piazza, afirmou que o programa reforça o papel estratégico da Atenção Primária e atende às necessidades das populações que enfrentam barreiras para acessar o sistema de saúde no horário regular.

A ampliação é essencial para trabalhadores que não conseguem comparecer durante o expediente. Essa estrutura mais acessível garante cuidado oportuno e de qualidade“, destacou.

A resolução que regulamenta o programa foi publicada no Diário Oficial do Estado. Os municípios interessados em aderir têm 15 dias para efetuar o cadastro. A quantidade de unidades que poderão oferecer o serviço varia conforme o porte populacional:

  • Municípios com até 50 mil habitantes: até 1 unidade
  • Entre 50 mil e 100 mil habitantes: até 5 unidades
  • Acima de 100 mil habitantes: até 10 unidades

Com a medida, o Governo do Estado espera descentralizar e qualificar o atendimento primário, e contribuir para maior resolutividade e prevenção de agravos e alta demanda de atendimento em todo o território sul-mato-grossense.

📸Acompanhe também o Folha MS no Instagram

arte whats2 Horário Estendido