Com a chegada do período crítico de queimadas no Pantanal sul-mato-grossense, o Governo do Estado por meio da Operação Pantanal 2025, reativou o funcionamento do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e intensificou o uso do Sistema de Comando de Incidentes (SCI), recursos que fortalecem a atuação do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) na Operação Pantanal 2025.
Estrutura integrada entra em operação antecipada
A medida visa garantir uma resposta rápida e articulada durante a temporada de incêndios florestais.

De acordo com o major Eduardo Teixeira, subdiretor da Diretoria de Proteção Ambiental (DPA), a operação conjunta entre Segurança Pública, Meio Ambiente, Defesa Civil e outros órgãos permite maior eficiência e economia de recursos.
Ele destacou que a plataforma SCI continua em uso como ferramenta para gestão de curto, médio e longo prazo. “A resposta do Estado precisa ser única, com integração e agilidade no socorro”, afirmou.
O sistema SCI, em uso desde 2024, reúne informações em tempo real sobre as ações em campo. Isso possibilita planejar estratégias com base em dados precisos, contribuindo diretamente para o combate aos incêndios em todo o território sul-mato-grossense.

“O Corpo de Bombeiros passou a operar a partir do Centro Integrado de Comando e Controle. Com a proximidade da temporada de incêndio florestal, do período crítico no nosso Estado, é necessária uma integração maior entre os órgãos da Segurança Pública, Meio Ambiente, Defesa Civil e demais participantes. Ainda utilizamos a ferramenta do SCI, e assim agregar outros órgãos na nossa operação. Para que a resposta do Estado seja única, promovendo a integração, economia de recursos e principalmente, possibilitar que o socorro ou a demanda seja atendida com mais brevidade possível”
A estrutura do CICC abriga representantes de diversas instituições que atuam coordenadamente, tanto na prevenção quanto no enfrentamento dos focos de fogo. Além do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, participam do centro equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, órgão ambiental estadual e da Coordenadoria de Perícias.
Segundo o major Teixeira, a centralização permite decisões mais eficazes, baseadas no monitoramento das ocorrências e na distribuição dos recursos conforme a demanda de cada região.
Bases avançadas vão reforçar atuação no Pantanal
Desde março, o Corpo de Bombeiros iniciou a formação de brigadas e o mapeamento das áreas prioritárias para instalação de bases avançadas no Pantanal. Essas estruturas facilitam o deslocamento das equipes e tornam mais ágil a resposta aos focos de incêndio em áreas de difícil acesso.

Além do trabalho direto no combate, a operação contempla ações de educação ambiental e conscientização das comunidades locais, parte essencial da estratégia preventiva para redução dos focos de calor.
O planejamento do Governo do Estado prevê a ampliação da cobertura e a consolidação de uma rede de atuação que una tecnologia e conhecimento técnico, garantindo agilidade em situações de emergência ambiental.