Frente fria avança e mantém chuvas intensas em Mato Grosso do Sul

  • Autor do post:
  • Post publicado:28 de abril de 2025
FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

A semana inicia com a previsão da chegada de uma frente fria que deve derrubar as temperaturas e provocar acumulados de chuva em todo Mato Grosso do Sul. Conforme o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), os termômetros podem marcar mínima de até 12°C nos próximos dias.

A meteorologia aponta que, entre domingo (27) e segunda-feira (28), a formação de um ciclone extratropical deixa o tempo instável no Estado. Já a partir de terça-feira (29), a frente fria avança com força e provoca a maior queda nas temperaturas, especialmente na região sul.

frente fria e ciclone
Frio deve chegar ao longo da semana no estado

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém dois alertas vigentes para Mato Grosso do Sul: um de perigo potencial e outro de perigo, ambos relacionados às chuvas intensas. A previsão inclui volumes entre 50 e 100 milímetros por dia, ventos que podem variar de 60 a 100 km/h, além de riscos de alagamentos, cortes de energia elétrica, quedas de galhos e descargas elétricas.

Essas condições climáticas são resultados de uma combinação de fatores, como o transporte de umidade da Amazônia, a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o norte da Argentina e o Paraguai, um cavado em médios níveis da atmosfera e a formação do ciclone extratropical próximo ao litoral da região Sul do Brasil.

Campo Grande e outras cidades sul-mato-grossenses já registram altos volumes de chuva, segundo o Cemtec, e a expectativa é que a chuva persista até, pelo menos, o dia 10 de maio. Em algumas localidades, o acumulado de chuva pode ultrapassar 100 mm nesse período.

📸Acompanhe também o Folha MS no Instagram

Frio

O frio também ganha força. Conforme já anunciado anteriormente, a queda nas temperaturas será gradual.

Na terça-feira (29) e quarta-feira (30), com o avanço do ar mais frio na sequência da frente fria, que provoca queda das temperaturas principalmente na metade sul do Mato Grosso do Sul, com valores que podem ficar abaixo dos 12-14°C”, destaca previsão do Cemtec.

Em Campo Grande, a mínima prevista é de 14°C na quinta-feira (1°). Apesar do frio mais acentuado durante as noites e madrugadas, as temperaturas sobem durante as tardes, podendo alcançar máximas próximas dos 30°C.

A tendência é que, a partir de meados de maio, o tempo se estabilize, com redução das chuvas e predomínio de períodos mais secos em Mato Grosso do Sul.

arte whats2 frente fria

FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare