Um homem de 37 anos foi preso por caça ilegal de onças-pardas em Camapuã, após ser flagrado com duas carcaças de animais silvestres abatidos. A ação ocorreu na tarde de quinta-feira (24), após uma denúncia anônima encaminhada à Polícia Militar Ambiental.
Durante a vistoria em uma propriedade rural da região, a equipe localizou os restos das onças-pardas, espécie ameaçada de extinção e protegida pela legislação brasileira. Segundo a PMA, o suspeito ainda portava um revólver calibre 357 da marca Taurus, modelo Magnum. O armamento foi apreendido.

A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia da Polícia Civil de Camapuã, onde o caso será investigado. O objetivo é apurar se o crime de caça ilegal em Mato Grosso do Sul envolvia também a comercialização das peles dos animais ou se foi uma ação isolada.
Conforme informações repassadas pelas autoridades, o caso em Camapuã não tem relação com a recente captura de uma onça-pintada no Pantanal, que atualmente está sob cuidados no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Campo Grande.
📸Acompanhe também o Folha MS no Instagram
Nos últimos meses, o Governo do Estado ampliou a fiscalização ambiental e o patrulhamento em regiões de mata, propriedades rurais e pontos turísticos de Mato Grosso do Sul. A estratégia busca combater práticas como a caça ilegal e fortalecer a educação ambiental em comunidades locais.
A Polícia Militar Ambiental de Camapuã reforçou que denúncias anônimas são fundamentais para coibir crimes contra a fauna, e a colaboração da população é essencial para a preservação de espécies ameaçadas como a onça-parda.