Municípios de MS recebem capacitação para a Caravana da Castração

Caravana da Castração
  • Autor do post:
  • Post publicado:23 de abril de 2025
FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

Representantes dos primeiros dez municípios de Mato Grosso do Sul participam nesta quinta-feira (24) de um encontro preparatório para a chegada da Caravana da Castração. A capacitação ocorre no auditório do Museu da Imagem e do Som (MIS), em Campo Grande, com foco na organização logística e nas orientações técnicas que vão guiar a implementação da ação nas cidades contempladas.

A Superintendência de Políticas Integradas de Proteção Animal (Suprova), ligada à Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), conduz a capacitação, que inclui a apresentação do Guia Prático da Caravana da Castração, além do plano de trabalho e dos termos de cooperação a serem firmados com os municípios.

Durante a formação, os participantes também recebem instruções sobre o uso do SigPet, sistema digital que será utilizado para cadastrar tutores e controlar o acesso às vagas de castração oferecidas pela caravana.

A contrapartida das cidades envolvidas será a criação e execução de um calendário de campanhas de conscientização sobre os maus-tratos contra animais, conforme diretriz da Superintendência. Essa ação busca garantir que os cuidados com cães e gatos avancem de forma integrada e sustentável.

Com investimento de R$ 5 milhões, a iniciativa pretende castrar, microchipar e medicar até 20 mil animais em todo o estado. A primeira etapa ocorrerá na região do Pantanal, escolhida com base em dados sobre endemias e maior risco de zoonoses. O projeto faz parte da política pública de bem-estar animal do governo estadual.

Segundo o superintendente Carlos Eduardo Rodrigues, a capacitação representa um passo fundamental. “A Caravana da Castração é uma resposta concreta às demandas da população e uma ação estratégica para promover saúde pública e respeito aos animais. Ao capacitar os municípios, garantimos que a política chegue com eficiência à ponta, com responsabilidade e compromisso social”.

Já o secretário Marcelo Miranda destacou que o projeto ultrapassa os limites da causa animal. “Estamos tratando de uma política pública que transcende a causa animal. A Caravana da Castração também é uma ferramenta de inclusão, saúde e educação, que promove um novo olhar sobre o cuidado com a vida e com o meio ambiente”.

arte whats2

FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare