O Vaticano confirmou que o funeral do Papa Francisco será realizado no próximo sábado (26), com cerimônia marcada para o átrio da Basílica de São Pedro, às 10h no horário local. O sepultamento ocorrerá em seguida, na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma.
Os ritos seguirão as normas previstas no Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, conjunto litúrgico que regulamenta as exéquias papais. O corpo será transferido para a Basílica de São Pedro na quarta-feira (23), onde ficará exposto para visitação dos fiéis.
A partir das 9h desta quarta-feira, o traslado será iniciado a partir da Casa Santa Marta, com acompanhamento de autoridades e cerimônia conduzida pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana. A procissão seguirá por vias internas do Vaticano até a entrada principal da Basílica de São Pedro.
Na chegada, diante do Altar da Confissão, será realizada uma Liturgia da Palavra, marcando a abertura oficial da visitação pública ao corpo do pontífice.
No sábado, a Missa das Exéquias será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais. A celebração marcará o início do período de nove dias de orações em memória do Papa, conhecido como Novendiali.
Após a missa, serão realizados os ritos da Última Commendatio e da Valedictio, cerimônias finais de despedida previstas para papas falecidos. Em seguida, o caixão será levado de volta ao interior da basílica e então transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será sepultado.
Chefes de Estado e representantes de diversos países já confirmaram presença nas cerimônias para prestar homenagens ao líder da Igreja Católica.