Um trabalhador rural de 35 anos, foi resgatado por um helicóptero na manhã desta segunda-feira (21), após ser picado por uma serpente da espécie jararaca no Pantanal. De acordo com informações da Central de Operações do 4º GB, fato ocorreu na Fazenda Campo Alegre, região do Paiaguás, a cerca de 120 km de Corumbá.
A vítima foi atacada no calcanhar esquerdo por volta das 4 horas, ao entrar no banheiro da propriedade. A serpente, também conhecida como “boca de sapo”, é comum no bioma pantaneiro, e conhecida por ser altamente venenosa.
Devido às condições geográficas e atual cheia que atinge a região, o acesso ao local só pode ser realizado por meio aéreo. Para o atendimento, uma equipe do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) foi acionada e realizou o resgate com o uso de helicóptero logo nas primeiras horas da manhã.
No local a guarnição encontrou a vítima consciente e apresentava dores abdominais e vômitos. Após ser transportado até o Aeroporto Internacional de Corumbá, o homem foi levado por uma viatura do 3º Grupamento de Bombeiros até o Pronto-Socorro da cidade, onde recebeu atendimento médico.
Orientações em caso de picada de cobra
Segundo o CBMMS, algumas medidas são fundamentais para lidar com esse tipo de acidente. A principal orientação é manter a vítima calma e evitar movimentações bruscas, além de procurar imediatamente o serviço médico mais próximo.
O que fazer:
- Lavar o local da picada com água ou sabão
- Manter a vítima em repouso
- Levar ao atendimento médico o mais rápido possível
- Se possível, tirar uma foto da cobra para facilitar a identificação
O que não fazer:
- Não usar torniquete ou garrote
- Não cortar ou perfurar o local da picada
- Não aplicar substâncias como folhas ou pó de café
- Não ingerir bebidas alcoólicas, querosene ou outras substâncias tóxicas
Em caso de emergência, a orientação é ligar para o 193.