Uma carreta com placas do Paraguai foi apreendida com mais de 3,4 toneladas de maconha nesta segunda-feira (21), em Iguatemi, região de fronteira com o Paraguai. A droga estava escondida sob o assoalho do veículo e o motorista, de 35 anos, foi preso em flagrante.
A apreensão foi feita por policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), que realizavam bloqueio na MS-295, na saída para a cidade de Eldorado. Segundo os agentes, o condutor da carreta modelo Scania 124 levantou suspeitas ao não conseguir explicar para onde estava indo nem justificar o motivo do excesso de velocidade no trecho fiscalizado.
Durante a checagem do veículo, os militares perceberam que havia algo estranho no assoalho da carroceria. Ao levantar a estrutura, localizaram centenas de tabletes de maconha, totalizando 3.430 quilos do entorpecente após pesagem.
De acordo com informações dos policiais, o motorista contou que pegou a carreta em Pindoty Porã, no Paraguai, e que receberia para entregá-la em Guaíra, no Paraná. Ele não deu detalhes sobre quem o contratou nem o valor do serviço.
A carga apreendida, junto com o veículo, foi encaminhada à Delegacia da Polícia Federal de Naviraí. A estimativa é que a droga somada ao valor da carreta chegue a R$ 8,1 milhões.
📸Acompanhe também o Folha MS no Instagram
A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).
O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.