O Cadastro Nacional de Animais Domésticos começou a funcionar nesta quinta-feira (17) em todo o país. A nova plataforma, chamada SinPatinhas, vai permitir que cães e gatos tenham um número de identificação único, com informações do animal e do tutor.
O sistema será gratuito e deve facilitar a localização dos animais em caso de perda, além de combater o abandono e apoiar políticas de saúde pública.
🚀Participe do grupo VIP do Folha MS e receba as notícias em primeira mão📣
Com o Cadastro Nacional de Animais Domésticos, cada pet passa a ter um “RG animal”, com nome, espécie, raça, idade, status de vacinação e endereço do responsável. A ideia é que esse banco de dados seja válido em todo o território nacional, com um QR Code disponível para ser colocado na coleira do animal. Em caso de desaparecimento, qualquer pessoa poderá escanear o código e encontrar as informações do tutor.

A plataforma do SinPatinhas já está disponível no site oficial: https://sinpatinhas.mma.gov.br/login. Para cadastrar o pet, é necessário preencher os dados do tutor e do animal, como nome, raça, sexo, cor, castração, existência de microchip e anexar uma foto 3×4 do bicho de estimação.
Após o preenchimento, o documento digital é gerado com o número de identificação que valerá em todo o país.
Como fazer o cadastro do seu pet:
- Acesse o site do SinPatinhas
- Faça login com os dados do tutor
- Preencha o formulário com as informações do animal
- Anexe uma foto 3×4 do pet
- Gere o número único de identificação
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o Cadastro Nacional de Animais Domésticos deve reforçar campanhas de castração, facilitar ações de controle populacional e ampliar o acesso a políticas públicas voltadas à saúde e proteção animal. Também promove a guarda responsável e valoriza o vínculo entre tutores e seus animais.
Entre os benefícios, o governo destaca:
- Recuperação de animais perdidos
- Prevenção ao abandono
- Apoio em campanhas de vacinação e castração
- Melhoria na gestão de políticas públicas voltadas à saúde animal
- Valorização da posse responsável