Quem espera o início do frio mais intenso em Mato Grosso do Sul terá que aguardar um pouco mais. A previsão é que a primeira massa de ar polar significativa atinja o Estado apenas no mês de maio, mantendo o clima quente por todo o mês de abril.
As informações são do meteorologista Natálio Abraão, que acompanha as movimentações atmosféricas na região sul do continente.
🚀Participe do grupo VIP do Folha MS e receba as notícias em primeira mão📣
Segundo ele, os modelos climáticos não apontam mudanças relevantes até o fim de abril. “Os modelos meteorológicos não mostram nenhuma mudança de massa de ar em abril. As pressões continuam baixas, inclusive, com temperaturas altas”, explicou o meteorologista, reforçando que o calor deve predominar nas próximas semanas.
Frente fria poderá chegar entre 4 e 6 de maio
O cenário começa a mudar no início de maio. De acordo com Abraão, há formação de um sistema no extremo sul da Argentina que pode avançar até o território sul-mato-grossense, trazendo chuva, ventania e a primeira queda acentuada de temperatura do outono. A previsão é que a mudança no tempo ocorra entre os dias 4 e 6 do próximo mês.

“É uma possível mudança de tempo com chuvas e ventos para o dia 4 e 5 de maio e, atrás dessa frente, uma massa de ar polar com chance de frio mais intenso em 5 e 6 de maio”, detalhou o meteorologista.
Apesar da previsão, ele alerta que os dados mais precisos costumam ser obtidos em datas próximas ao evento climático.
Chuva deve marcar os feriados de abril no Estado
Mesmo sem queda nas temperaturas, o mês de abril será marcado por tempo instável em várias regiões do Estado, principalmente durante o feriadão prolongado. Segundo a Climatempo, a Sexta-feira Santa (18), a Páscoa (20) e o feriado de Tiradentes (21) terão registro de chuva em diversas localidades de Mato Grosso do Sul, com possibilidade de pancadas fortes no último dia do período.

Nas regiões próximas à fronteira com a Bolívia, como parte do Estado e áreas do vizinho Mato Grosso, a tendência é de chuvas mais intensas. Apesar disso, os termômetros não devem apresentar quedas expressivas. As manhãs e noites, no entanto, podem ter temperaturas ligeiramente mais amenas, com mínimas abaixo dos 20ºC em algumas cidades.
Em Campo Grande, por exemplo, a previsão é de chuva todos os dias até o dia 21, com temperaturas oscilando entre 20ºC e 27ºC. Ponta Porã também deve enfrentar dias chuvosos, com mínimas de 19ºC e máximas de até 27ºC.
Corumbá tende a registrar as chuvas mais intensas do feriadão, com temperaturas variando entre 23ºC e 32ºC. Já em Três Lagoas, as precipitações devem ser mais leves e concentradas antes do último feriado do mês. Para esse período, não há expectativa de chuva, e os termômetros devem variar entre 21ºC e 28ºC.