Hemosul registra queda nas doações e estoques de sangue em MS entram em alerta

estoques de sangue em MS
  • Autor do post:
  • Post publicado:10 de abril de 2025

A Rede Hemosul em Mato Grosso do Sul enfrenta um período crítico com a redução significativa no número de doadores nas últimas semanas. Tradicionalmente, o hemocentro de Campo Grande costuma receber entre 100 e 110 doadores por dia, mas na última quarta-feira (9), apenas 57 pessoas compareceram para doar sangue.

Com a demanda crescente nas unidades hospitalares públicas e privadas, o estoque dos tipos sanguíneos O negativo e O positivo é atualmente o mais comprometido.

🚀Participe do grupo VIP do Folha MS e receba as notícias em primeira mão📣

A situação levou o Hemosul a reforçar o apelo à população para manter os atendimentos aos pacientes que dependem de transfusões.

Feriado prolongado e clima mais ameno preocupam hemocentro

Segundo Mayra Franceschi, gerente de Relações Públicas da Rede Hemosul, o período de temperaturas mais amenas aliado à proximidade de um feriado prolongado agrava a situação.

Estamos com um tempo bom, apenas refrescou, ainda não chegou o frio e temos um feriado prolongado pela frente e não estamos conseguindo atender todas as demandas”, afirmou.

hemosul completa 36 anos
Doação pode ser realizada no Hemosul e nos Hemonúcleos espalhados pelo estado

A queda nas doações em um momento de alta demanda nos hospitais tem dificultado o fornecimento adequado de sangue para casos de emergência, cirurgias programadas e tratamentos contínuos, como os de pacientes com câncer.

Rede Hemosul atende todo o estado

Responsável por abastecer hospitais públicos e privados em Mato Grosso do Sul, a Rede Hemosul mantém unidades de coleta em diferentes cidades. A doação é essencial para garantir suporte a vítimas de acidentes, pacientes oncológicos, pessoas com doenças crônicas e casos cirúrgicos urgentes.

Locais e horários para doação

Campo Grande

  • Hemosul Coordenador — Av. Fernando Correa da Costa, 1304. Segunda a sexta: 7h às 17h / Sábado: 7h às 12h / 1º e 3º sábados: 7h às 17h.
  • Hemosul Santa Casa — Rua Rui Barbosa, 3633. Segunda a sexta: 7h às 12h.
  • Hospital Regional (HRMS) — Rua Eng. Lutherio Lopes, 36. Segunda a sexta: 7h às 12h.

Interior do Estado

  • Dourados — Rua Oliveira Marques, 2535. Segunda, quarta e sexta: 7h às 12h30; terça e quinta: 7h às 12h e 13h às 17h; último sábado do mês: 7h às 12h.
  • Três Lagoas — Rua Manoel Rodrigues Artez, 520. Segunda a sábado: 7h às 12h.
  • Ponta Porã — Rua Sete de Setembro, 1896. Segunda a sexta: 7h às 12h.
  • Paranaíba — Rua Selma Martins de Oliveira, 335. Segunda a sexta: 7h às 11h.
  • Coxim — Rua Gaspar Reis Coelho, 361. Coletas mensais (datas nas redes sociais @hemosulms).
  • Corumbá — Rua Colombo, 1250. Coletas mensais (datas nas redes sociais @hemosulms).