Prefeitura e Sindicato avançam no diálogo sobre reestruturação da Guarda Municipal

No momento, você está visualizando Prefeitura e Sindicato avançam no diálogo sobre reestruturação da Guarda Municipal
  • Autor do post:
  • Post publicado:8 de abril de 2025

A Prefeitura de Corumbá reafirma seu compromisso com a valorização da Guarda Civil Municipal (GCM) e segue dialogando com o Sindicato da categoria (SINDGUARD) para a construção de uma proposta de reestruturação que garanta modernização, segurança jurídica e reconhecimento profissional aos servidores.

Durante reunião realizada nesta segunda-feira, 7 de abril, o prefeito Dr. Gabriel recebeu representantes do SINDGUARD e reforçou que nenhuma medida será adotada sem o devido respaldo técnico e jurídico. “Nosso compromisso é com o diálogo e com a valorização dos servidores. Nada será aprovado sem segurança jurídica e o devido respaldo técnico”, destacou o chefe do Executivo.

O projeto de lei que trata da reestruturação da GCM ainda está em fase de ajustes e tem como foco a regulamentação de gratificações, funções e critérios objetivos para progressão na carreira. A proposta não retira direitos adquiridos e tampouco tem caráter punitivo. Pelo contrário, busca consolidar uma política de valorização que traga mais transparência e organização à estrutura administrativa.

Também participaram da reunião a secretária municipal de Planejamento, Receita e Administração, Camila Carvalho, e sua equipe técnica; o procurador-geral do Município, Dr. Roberto Lins; o secretário municipal de Segurança Pública, Fernando Lucena; o secretário-adjunto, coronel Ubiratan; e o superintendente da Guarda Civil Municipal, Rodrigo Adorno.

O SINDGUARD, entidade representativa da categoria, reconheceu a sensibilidade do prefeito ao retirar de pauta o projeto anterior, que gerava preocupação entre os guardas. Em nota, o sindicato destacou a importância do diálogo com o poder público e reafirmou seu papel na defesa dos interesses dos servidores.

A Prefeitura continuará mantendo canais abertos para o diálogo com os servidores, reforçando seu compromisso com uma gestão participativa, transparente e voltada para o fortalecimento das políticas públicas de segurança.