Corumbá recebe nesta semana uma unidade móvel do Hospital de Amor, dedicada à saúde feminina. A carreta, equipada com tecnologia para exames de mamografia, iniciou os atendimentos nesta terça-feira e permanece na cidade até o dia 10 de abril, com estimativa de realizar aproximadamente 200 exames durante o período.
A ação tem como foco reduzir a fila de espera no município, agravada pela suspensão dos exames na rede pública desde o ano passado, após problemas técnicos com o aparelho de mamografia. De acordo com a Prefeitura de Corumbá, a iniciativa integra uma força-tarefa para ampliar o acesso à saúde preventiva e retomar serviços que estavam paralisados.
🚀Participe do grupo VIP do Folha MS e receba as notícias em primeira mão📣
Atendimentos seguem até quinta-feira na área central da cidade
A carreta está estacionada na rua 15 de Novembro, entre as ruas Colombo e América, com funcionamento das 7h às 17h. Para serem atendidas, as pacientes devem realizar agendamento prévio por meio da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde.
O serviço é voltado exclusivamente ao público feminino e tem como destaque o uso de mamógrafo digital, capaz de identificar alterações ainda em estágios iniciais do câncer de mama. O diagnóstico precoce é considerado um dos principais fatores para o sucesso do tratamento e aumento das chances de cura.
Os exames realizados em Corumbá serão enviados para análise em Campo Grande. Caso seja detectada alguma alteração, a Secretaria Municipal de Saúde será notificada para garantir o encaminhamento imediato das pacientes para continuidade do tratamento, também realizado na capital pela equipe do Hospital de Amor.

Parceria entre poder público e Hospital de Amor beneficia população local
A ação é resultado de parceria entre a Prefeitura de Corumbá, a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital de Amor de Barretos (SP). Segundo o secretário municipal de Saúde, Antônio Juliano de Barros, a presença da carreta simboliza um novo momento na saúde da cidade.

“Essa é uma ação importante, que simboliza o início da reconstrução da saúde pública em Corumbá. Estamos priorizando o atendimento preventivo e buscando retomar serviços que estavam suspensos há meses”, afirmou.
O prefeito Dr. Gabriel Alves também acompanhou o início dos atendimentos e destacou o impacto positivo da ação para a população.

“A vinda da Carreta do Hospital de Amor nos ajuda muito neste momento. Os exames estão suspensos na rede pública desde o ano passado, devido a problemas no antigo aparelho de mamografia. Estamos resolvendo isso com o credenciamento de um novo mamógrafo e, por enquanto, a carreta vai ajudar a diminuir a nossa demanda. Esses três dias serão importantes, porque vão desafogar um pouco a fila de espera que temos hoje”, declarou.