Um boliviano de 26 anos foi detido neste domingo (7) após agentes da Receita Federal encontrarem 2,2 kg de pasta base de cocaína escondidos em latas de cerveja durante abordagem no Posto Esdras, em Corumbá, na fronteira com a Bolívia.
A fiscalização de rotina contou com o apoio da Polícia Militar que juntas efetivaram mais uma apreensão de entorpecentes na região.
🚀Participe do grupo VIP do Folha MS e receba as notícias em primeira mão📣
Fiscalização identifica drogas camufladas em bebidas lacradas
O flagrante aconteceu por volta das 10h30 da manhã, quando um táxi clandestino com seis passageiros bolivianos foi parado para averiguação. Ao inspecionar os pertences, os agentes encontraram um fardo contendo 48 latas de cerveja aparentemente lacradas.
A análise mais detalhada revelou que seis dessas embalagens apresentavam alterações no peso e no conteúdo.
Com apoio de policiais militares que atuam no posto de fronteira, os servidores federais abriram as latas suspeitas e constataram que nelas havia substância com características de pasta base de cocaína. O material foi imediatamente recolhido e o responsável pelo transporte foi identificado.

Segundo os fiscais, o homem preso assumiu ser o dono das latas adulteradas. Ele foi encaminhado à delegacia da Polícia Federal de Corumbá, onde permanece à disposição da Justiça.
Ação integra série de apreensões em 2025
De acordo com dados da própria Receita Federal, esta foi a vigésima apreensão de drogas realizada neste ano no ponto aduaneiro localizado em Corumbá. A quantidade de ocorrências tem chamado atenção das autoridades pelo uso criativo de disfarces, como latas de bebidas e alimentos industrializados.
As autoridades destacam que a atuação conjunta entre Receita Federal e forças de segurança tem sido essencial para inibir o tráfico de drogas e impedir a entrada de substâncias ilícitas no Brasil. A vigilância na fronteira é considerada estratégica devido à sua proximidade com áreas de produção e escoamento de entorpecentes.