Hélio Acosta é eleito novo prefeito de Paranhos com mais de 69% dos votos

Helio Acosta foi eleito prefeito de Paranhos em eleição suplementar
  • Autor do post:
  • Post publicado:7 de abril de 2025

O município de Paranhos, localizado a 469 quilômetros de Campo Grande, escolheu neste domingo (6) seu novo chefe do Executivo. Com 4.088 votos, o atual presidente da Câmara Municipal, Hélio Acosta (PSDB), foi eleito com 69,41% da preferência do eleitorado na eleição suplementar. Ele permanecerá à frente da prefeitura pelos próximos quatro anos.

A nova votação foi convocada após a Justiça Eleitoral anular a eleição anterior, que havia dado vitória a Heliomar Klabunde (MDB). De acordo com decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o então eleito teve o registro de candidatura cassado por irregularidades nas contas de sua gestão passada como prefeito. Diante da cassação, o município teve que retornar às urnas.

🚀Participe do grupo VIP do Folha MS e receba as notícias em primeira mão📣

Eleição suplementar teve baixa participação e disputa sob judice

Apesar do total de 9.366 eleitores aptos em Paranhos, apenas 6.117 compareceram às urnas, gerando uma abstenção de 3.249 votos, segundo dados da 1ª Zona Eleitoral (1ª ZE). Grande parte dos locais de votação está distribuída em áreas rurais do município, com seções em assentamentos e aldeias indígenas.

Hélio Acosta, que inicialmente foi eleito vereador nas eleições de 2024, assumiu o comando da Prefeitura de Paranhos interinamente em 1º de janeiro de 2025, após ocupar a presidência da Câmara. Em dois meses no cargo, ele declarou ter enfrentado de perto os desafios administrativos e trabalhado por melhorias no município.

Chapa do PT ficou em segundo lugar e teve candidatura contestada

O adversário de Hélio na eleição foi Jorge Ricardo Laurício (PT), conhecido como Dr. Jorge, que disputou com o vice Doutor Vicente, ambos pela Federação Brasil da Esperança. A candidatura da chapa, no entanto, estava sob judice, uma vez que o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) havia indeferido o recurso da coligação por entender que o registro da candidatura foi feito fora do prazo legal.

eleição paranhos
O adversário de Hélio na eleição foi Jorge Ricardo Laurício (PT), conhecido como Dr. Jorge, que disputou com o vice Doutor Vicente

Dr. Jorge obteve 1.802 votos, o que corresponde a 30,59% do total apurado. Mesmo com a pendência judicial, a chapa seguiu na disputa até o fim do pleito suplementar. A Justiça Eleitoral ainda deve concluir os trâmites referentes à situação da candidatura, mas o resultado consagra oficialmente Hélio Acosta como novo prefeito eleito de Paranhos.