O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil reúne as condições ideais para receber grandes investimentos internacionais, destacando a estabilidade política, econômica e jurídica como atrativos para empresas que buscam expansão. A declaração foi feita nesta segunda-feira (7), durante o anúncio da ampliação da planta industrial da farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk em Montes Claros, Minas Gerais.
O projeto prevê um aporte de R$ 6,4 bilhões voltado à produção de medicamentos injetáveis para obesidade, diabetes e outras enfermidades crônicas. Lula ressaltou que o papel do governo é abrir caminhos para que investimentos como esse aconteçam.
“O governo apenas cria oportunidade”, afirmou.
Segundo o presidente, o Sistema Único de Saúde (SUS) tem papel essencial na atração de empresas do setor farmacêutico, sendo um dos maiores compradores de medicamentos do mundo.
“Esse senhor [Lars Fruergaard Jørgensen, CEO da Novo Nordisk] que veio fazer investimento de R$ 6,4 bilhões acredita que esse país tem todas essas condições (…). Esse país é o único com mais de 100 milhões de habitantes que tem uma coisa chamada SUS (…). E é o maior comprador de remédio. Então, é por isso que eles estão aqui”, disse Lula.
Expansão da planta e impacto na economia local
O novo investimento será direcionado à ampliação das instalações da unidade fabril em Montes Claros, com a inclusão de tecnologias avançadas para processos assépticos, construção de um armazém, um laboratório de controle de qualidade e a capacidade de produzir medicamentos em diversos formatos.

Com as obras já iniciadas, a previsão de conclusão é para 2028. Atualmente, a empresa gera cerca de 2.650 empregos diretos e indiretos na cidade, e, com a ampliação, deverão ser criadas mais 600 vagas diretas.
Durante o discurso, Lula também destacou iniciativas da farmacêutica voltadas à inclusão, como políticas de diversidade que envolvem contratação de mulheres, pessoas negras, LGBTQIA+, e pessoas com deficiência.
Brasil no mapa global da Novo Nordisk
Presente no Brasil desde 1990, a Novo Nordisk mantém escritório em São Paulo e sua única planta produtiva no país localizada em Minas Gerais. A fábrica é responsável por parte significativa da oferta de medicamentos distribuídos ao SUS, como insulina e tratamentos para hemofilia.
A multinacional também opera unidades em outros países, como Dinamarca, Estados Unidos, França, China e Bélgica. Suas operações abastecem mais de 70 países e respondem por quase 50% da produção global de insulina.
Início da campanha de vacinação contra a gripe
Durante o evento, Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin aproveitaram para receber a vacina contra a gripe, marcando o início da campanha nacional de imunização de 2024.

A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários, incluindo crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos. No ano anterior, as taxas de cobertura ficaram abaixo do esperado, com 48,89% na Região Norte e 55,19% nas demais regiões do país.
Segundo o Ministério da Saúde, a vacina oferecida pela rede pública protege contra três subtipos do vírus influenza e tem potencial para reduzir entre 60% e 70% dos casos graves e óbitos relacionados à doença.