As mantenedoras de instituições de ensino superior já podem atualizar os dados no módulo FiesOferta, no Sistema Informatizado do Fies (Sisfies), para garantir a participação na oferta de vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2025.
O prazo para envio das informações começou na quarta-feira (2) e segue até o dia 7 de abril.
🚀Participe do grupo VIP do Folha MS e receba as notícias em primeira mão📣
Durante esse período, as instituições devem registrar detalhes sobre os cursos, turnos e locais de oferta das vagas disponíveis. Já entre 8 e 11 de abril, será possível revisar e corrigir eventuais inconsistências no sistema.
Critérios para participação
Segundo o edital, podem participar da oferta de vagas remanescentes as mantenedoras que possuem Termo de Adesão válido tanto ao Fies quanto ao Fundo Garantidor do Fies (FG-Fies).

A participação nesse processo ocorre independentemente do processo seletivo regular do programa para o primeiro semestre de 2025.
Para oficializar a inclusão no FiesOferta, as mantenedoras devem assinar eletronicamente o Termo de Participação dentro do sistema, utilizando o cadastro no “Login Único” do Governo Federal. Caso ainda não tenham acesso, é necessário criar uma conta Gov.br para concluir o processo.
Seleção e divulgação das vagas
Com base nas informações inseridas pelas mantenedoras, a Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação (MEC) fará a seleção das vagas remanescentes. O edital com as regras detalhadas e o cronograma de inscrição para os estudantes será divulgado em breve.
Além de cumprir as etapas de cadastro no sistema, as mantenedoras devem garantir ampla divulgação da participação na oferta de vagas remanescentes. Isso inclui a publicação das informações nos sites institucionais e a fixação de comunicados em locais de grande circulação.
A lista de cursos, turnos e locais de oferta também deve ser disponibilizada, acompanhada dos editais oficiais da Sesu/MEC sobre o programa.