Com mais de seis décadas de história, a Cidade Dom Bosco comemora, neste mês de abril, 64 anos de atuação em Corumbá, mantendo vivo o sonho de Dom Bosco: acolher, formar e transformar vidas por meio da educação, da solidariedade e do amor.
No dia 30 de abril, às 14h, será realizada a inauguração da nova pintura da instituição, revitalização viabilizada por meio de emenda parlamentar da deputada Camila Jara, com apoio da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria de Assistência Social.
🚀Participe do grupo VIP do Folha MS e receba as notícias em primeira mão📣
O evento acontecerá na sede da Cidade Dom Bosco, localizada na Rua 13 de Junho, nº 2660, e contará com a apresentação dos espaços onde funcionam programas fundamentais da instituição: PCAF (Programa Crianças e Adolescentes Felizes), Adolescente Aprendiz e Adoção à Distância.

“Na Cidade Dom Bosco, acreditamos que a educação e a solidariedade transformam vidas. Há 64 anos, nosso compromisso tem sido oferecer oportunidades para crianças, adolescentes, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade, ajudando-os a construir um futuro digno”, destaca Fernando Melgar, coordenador da instituição.
Transformando vidas por meio da educação
“A Cidade Dom Bosco, ao longo de sua trajetória, impactou mais de 10 mil educandos. Desses, pelo menos 3 mil ingressaram no ensino superior, e cerca de mil jovens iniciaram suas jornadas profissionais por meio do programa de formação profissional”, apresenta Lindivalda Gonçalves dos Santos, ex-aluna e coordenadora da Assistência Social da Cidade Dom Bosco.

“O impacto social gerado pela Cidade Dom Bosco ao longo dos anos é inquestionável. Seja na educação, na formação profissional ou no apoio assistencial, a instituição tem promovido mudanças significativas e positivas na sociedade”, lembra Delair do Carmo Nunes Siqueira, ex-professora e coordenadora do PCAF – Cidade Dom Bosco.
A instituição atua de forma integrada por meio de diferentes frentes: a Escola Estadual Dom Bosco, o Programa Crianças e Adolescentes Felizes (PCAF), o programa Adoção à Distância e o programa Adolescente Aprendiz. Delair relembra que o sonho de expansão de Dom Bosco e do Pe. Ernesto Sassida, fundador da instituição, continua guiando a missão da entidade. “O maior sonho do padre era ver os educandos na universidade e expandir o projeto para o bairro Cervejaria, alcançando ainda mais jovens em situação de vulnerabilidade”, afirmou.

Muito além dos números, o verdadeiro impacto da Cidade Dom Bosco está nas vidas que ela ajuda a construir. São trajetórias de superação, afeto e esperança, marcadas pelo cuidado e pelas oportunidades que a instituição oferece.
Mariana Santana, de 21 anos, entrou no PCAF em 2018 e passou por diversas oficinas, inclusive o programa Adolescente Aprendiz. “Fiquei aqui por quatro anos, fiz cursos como informática básica e departamento pessoal. Graças ao PCAF consegui uma vaga de aprendiz na Santa Casa, e hoje trabalho na área de RH da Sitrex, que também é parceira do programa. Estou cursando faculdade de contábeis e sou muito grata a todos os instrutores e professores. O PCAF me ajudou a ser a profissional que sou hoje”, comentou.
Raphael Valente cresceu na Cidade Dom Bosco e participou de diversos programas, incluindo o PCAF e o Adolescente Aprendiz, onde desenvolveu sua paixão pela música. “Aqui eu descobri minha paixão pela música, que hoje é minha profissão. A Cidade Dom Bosco foi essencial para despertar meus sonhos e me ensinar valores que levo comigo até hoje. Sou eternamente grato e sempre levarei comigo tudo que aprendi aqui”, destacou.
Luane Lima entrou no PCAF aos 17 anos, participando do programa Adolescente Aprendiz, onde conseguiu seu primeiro emprego e permaneceu por quase três anos. “Guardo com carinho cada conselho e cada momento que vivi na Cidade Dom Bosco. Hoje moro no Rio de Janeiro e trabalho como modelo, mas tudo que aprendi continua comigo sendo motivo de muito orgulho”, afirmou.
Sobre a Cidade Dom Bosco
A Cidade Dom Bosco é uma organização sócio assistencial que atende preferencialmente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, estendendo suas ações ao grupo familiar do seu público-alvo, na cidade de Corumbá/MS
Atualmente a organização desenvolve três programas sociais, sendo eles o Programa Crianças e Adolescentes Felizes (PCAF), Programa Adoção a Distância e o Programa Adolescente Aprendiz.

As ações da organização buscam a prevenção de situações de riscos, por meio de aquisições e desenvolvimento de habilidades, proporcionando fortalecimento de vínculos familiares e comunitários por meio da oferta de oficinas de geração de renda, culturais, esportivas, lazer, inserção no mercado de trabalho e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
Centrada na pedagogia de Dom Bosco, nos valores cristãos, a Cidade Dom Bosco oferece serviços à população assegurando que todos que buscam pelas atividades desenvolvidas, sejam respeitados em suas individualidades.