A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES-MS) dá início nesta quarta-feira (2) a uma campanha de vacinação drive-thru contra a Influenza. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal e evitar a sobrecarga nas unidades de saúde. A ação segue até o dia 17 de abril e é voltada aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.
O atendimento ocorre no Quartel do Corpo de Bombeiros, localizado na Rua 14 de Julho, em Campo Grande. O funcionamento é das 18h às 22h, de segunda a sexta-feira, e das 7h às 11h e das 13h às 17h nos finais de semana. A campanha conta com apoio logístico do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul.
🚀Participe do grupo VIP do Folha MS e receba as notícias em primeira mão📣
Grupos prioritários e logística da vacinação
A vacinação contra a Influenza é considerada essencial para prevenir complicações e reduzir internações decorrentes da doença. “A imunização protege os grupos mais vulneráveis e garante acesso facilitado à vacina“, afirmou Frederico Moraes, gerente de Imunização da SES-MS.
Os grupos prioritários incluem:
- Crianças de seis meses a menores de seis anos;
- Idosos a partir de 60 anos;
- Gestantes e puérperas;
- Trabalhadores da saúde e professores;
- Povos indígenas;
- Profissionais das Forças Armadas e segurança pública;
- Pessoas com doenças crônicas e deficiência permanente;
- Caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e portuários;
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Distribuição de doses e início da campanha nacional
Mato Grosso do Sul recebeu 524 mil doses da vacina contra a Influenza para 2025. Na última semana, 84 mil doses foram entregues, e no sábado (29), outras 440 mil chegaram ao estado. A SES também distribuiu mais de 1,1 milhão de seringas e agulhas para garantir a imunização em todo o território sul-mato-grossense.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza será oficialmente iniciada em 7 de abril, com o “Dia D” programado para 10 de maio. Mais informações podem ser obtidas junto à Coordenadoria de Imunização da SES-MS.