Um homem de 65 anos foi resgatado por um helicóptero da Marinha do Brasil após ser picado por cobra na região do Paiaguás, no Pantanal, na manhã deste domingo (30).
O idoso, que teve a mão esquerda atingida, foi levado ao Pronto-Socorro de Corumbá com dores intensas e lesões no dorso da mão e cotovelo. A espécie da serpente não foi identificada.
🚀Participe do grupo VIP do Folha MS e receba as notícias em primeira mão📣
A vítima foi encontrada em uma área de difícil acesso, o que exigiu o uso do helicóptero para transporte e enviado pelo comando do 6º Distrito Naval após solicitação feita pelo Corpo de Bombeiros.
Um médico do Hospital Naval acompanhou todo trajeto e prestou os primeiros atendimentos da vítima ainda no local até a chegada no heliponto em Ladário, onde uma guarnição do Corpo de Bombeiros aguardava para realizar o transporte até o Pronto-Socorro.
Aumento de casos no período chuvoso
O Corpo de Bombeiros registrou seis ocorrências envolvendo cobras em residências de Corumbá entre sexta-feira (28) e sábado (29). Segundo a corporação, o período de reprodução das serpentes e as chuvas intensas explicam o aumento de aparecimentos.
“Estamos no período de reprodução delas, além de que o período chuvoso também contribui para essa incidência alta”, afirmou a assessoria dos Bombeiros.
Recomendações
Em caso de picada, os Bombeiros orientam:
- Lavar o local com água e sabão;
- Manter a vítima em repouso;
- Evitar torniquetes ou manipulação da ferida;
- Buscar atendimento médico imediato.
Pantanal
O Pantanal abriga mais de 80 espécies de serpentes, segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). Acidentes são mais frequentes entre outubro e março, período marcado por chuvas e atividades reprodutivas dos animais.