Correios faz primeira entrega por drone do Brasil durante evento de cidades inteligentes

primeira entrega por drone
  • Autor do post:
  • Post publicado:30 de março de 2025

primeira entrega por drone da história dos Correios ocorreu nesta quarta-feira (26), em Curitiba, durante a Smart City Expo, maior evento de cidades inteligentes das Américas. O prefeito Eduardo Pimentel recebeu uma placa alusiva aos 351 anos da cidade, transportada por um drone da fabricante brasileira Speedbird Aero.

A ação simbólica integra um projeto pioneiro para criar “aerovias” – rotas aéreas dedicadas a entregas urbanas –, desenvolvido pela Atech (subsidiária da Embraer) em parceria com a Prefeitura e os Correios.

🚀Participe do grupo VIP do Folha MS e receba as notícias em primeira mão📣

entrega correios3 primeira entrega por drone

Tecnologia e segurança em destaque

O drone, que suporta cargas de até 35 kg, decolou da Praça Afonso Botelho e sobrevoou a Ligga Arena usando o sistema BVLOS (Beyond Visual Line of Sight), que dispensa a visão direta do operador.

A rota, projetada para evitar aglomerações, seguiu normas da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Dois carteiros acompanharam a operação, que terminou com um pouso preciso no Tomorrow Mobility, espaço dedicado a soluções de mobilidade futura dentro do evento.

primeira entrega por drone

O superintendente dos Correios no Paraná, Marcos Paulo Paim, destacou o papel da empresa: “Estamos muito honrados de, assim como Curitiba, ser protagonistas nesse grande projeto. Toda nossa experiência em logística fica à disposição desse projeto para que, num futuro bem próximo, as entregas sejam feitas também por drone”.

banner shopee2 primeira entrega por drone

primeira entrega por drone
Prefeito de Curitiba recebe placa comemorativa pelos 332 anos de fundação da cidade

Já o prefeito Eduardo Pimentel celebrou o marco: “Sinto orgulho de Curitiba ser o piloto desse teste, de ter sido a entrega número um de drone dos Correios. Temos que trabalhar em conjunto com os governos e as entidades privadas para que a gente desenvolva a melhor forma de entrega”.

Etapas do projeto e parcerias

A iniciativa, vinculada ao programa Vale do Pinhão da Prefeitura, começou em novembro de 2024 com a Atech desenvolvendo softwares de controle aéreo. Em janeiro de 2025, os Correios ingressaram no projeto. Rodrigo Persico, CEO da Atech, explicou: “O objetivo é conseguir estudar essas rotas, fazer testes pilotos e desenvolver e aprimorar o software”. Ele ainda ressaltou: “Ninguém melhor que a empresa mais antiga do Brasil, que tem a maior capilaridade, de trabalhar junto com a gente, dando esse passo a mais na inovação do trânsito de drones”.

Infraestrutura dos Correios

Com 360 anos de história e presença em todos os municípios brasileiros, os Correios mantêm a maior rede logística da América Latina: 10 mil agências8 mil unidades operacionais23 mil veículos e 85 mil colaboradores. A adesão à tecnologia de drones reforça sua estratégia de modernização sem abrir mão da capilaridade.

00485982 primeira entrega por drone

Próximos passos

O projeto agora avança para homologação de rotas e ajustes técnicos, visando tornar as “aerovias” comercialmente viáveis. A expectativa é que, em dois anos, drones realizem entregas regulares em áreas de difícil acesso, integrando-se à malha logística tradicional.