O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestades e acumulado de chuvas em Campo Grande e outras 44 cidades de Mato Grosso do Sul.
Os avisos, classificados nas cores amarela e laranja, indicam perigo potencial e são válidos até amanhã, podendo ser prorrogados conforme as condições climáticas.
🚀Participe do grupo VIP do Folha MS e receba as notícias em primeira mão📣
A previsão aponta volumes de chuva entre 30 mm e 100 mm, com risco de alagamentos e transbordamento de rios.
De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), o tempo deve oscilar entre sol e nebulosidade variável, com possibilidade de pancadas de chuva de intensidade fraca a moderada.
Em algumas regiões, as precipitações podem ser mais intensas, acompanhadas de raios e fortes rajadas de vento, que podem ultrapassar os 60 km/h.
A formação dessas instabilidades climáticas está associada à aproximação de uma frente fria, somada à atuação de áreas de baixa pressão atmosférica. As temperaturas devem variar entre 21°C e 23°C nas mínimas, enquanto as máximas podem chegar a 34°C em algumas localidades.
Municípios sob alerta
Além da Capital, as cidades em alerta incluem Amambai, Angélica, Antônio João, Aral Moreira, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Deodápolis, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu e Vicentina.