Mato Grosso do Sul se destaca na FIDI Bonito 2025 com três prêmios

No momento, você está visualizando Mato Grosso do Sul se destaca na FIDI Bonito 2025 com três prêmios
  • Autor do post:
  • Post publicado:20 de março de 2025
FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

O Mato Grosso do Sul conquistou três prêmios no Prêmio Ibero-Americano de Destinos Inteligentes, durante a Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI) Bonito 2025. A premiação, realizada na noite desta quarta-feira (19), reconheceu iniciativas inovadoras em sustentabilidade, governança e tecnologia, reforçando o protagonismo do estado no turismo inteligente.

A FIDI Bonito 2025, que segue até 22 de março, reúne representantes do Brasil e de diversos países da América Latina para discutir inovação no turismo. Durante o evento, foram premiadas iniciativas que promovem gestão eficiente, tecnologia e desenvolvimento sustentável no setor.

🚀Participe do grupo VIP do Folha MS e receba as notícias em primeira mão📣

O Mato Grosso do Sul se destacou nas seguintes categorias:

Sustentabilidade Ambiental – O projeto “Bonito Carbono Neutro” foi premiado por seu compromisso global com a preservação ambiental e inovação no turismo sustentável.

Governança – O Observatório do Turismo de MS recebeu o prêmio pelo papel estratégico na gestão e análise de dados do setor turístico.

Tecnologia e Gestão de Dados – A plataforma “Alumia” foi reconhecida pela inovação na coleta e uso de informações para aprimorar a experiência turística.

2f370412 755d 480a 94d1 909e84007c89 FIDI Bonito 2025

Projetos premiados

Bonito Carbono Neutro

Bonito se tornou o primeiro destino de ecoturismo do mundo a receber a Certificação Carbono Neutro, concedida pela Green Initiative. O selo reforça o compromisso da cidade com práticas sustentáveis e atende aos critérios da Declaração de Glasgow de Ação Climática no Turismo, promovida pela ONU Turismo.

Observatório do Turismo de MS

Criado para monitorar e analisar o impacto do turismo na economia do estado, o observatório desenvolve pesquisas e estudos que auxiliam no planejamento e captação de investimentos para o setor.

banner shopee2 FIDI Bonito 2025

Alumia – Plataforma de Inteligência Turística

A plataforma Alumia centraliza dados sobre o turismo no estado, incluindo perfil de visitantes, fluxo de viagens e locais mais frequentados. A ferramenta usa informações do Observatório de Turismo de MS e bases de dados oficiais, proporcionando insights estratégicos para empresários e gestores.

Importância do reconhecimento

O diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS, Bruno Wendling, celebrou a conquista e destacou que os prêmios são resultado de um trabalho iniciado em 2017.

FIDI Bonito 2025
Mato Grosso do Sul se destaca na FIDI Bonito 2025 com três prêmios

“Estamos muito felizes por esse reconhecimento! Sempre valorizamos a tomada de decisão baseada em dados, contando com uma plataforma robusta e uma base de informações sólidas. Esse trabalho em conjunto com o trade fortalece a governança e consolida, cada vez mais, Mato Grosso do Sul como referência na gestão do turismo no Brasil”, afirmou.

A gerente do Observatório do Turismo de MS, Danielle Moura, reforçou a importância da premiação:

“É uma satisfação muito grande poder fazer essa entrega. É um reconhecimento de todo o trabalho que estamos desenvolvendo desde 2017, com a implementação do observatório de turismo.”

FIDI Bonito 2025
Mato Grosso do Sul se destaca na FIDI Bonito 2025 com três prêmios

Sobre a FIDI Bonito 2025

A FIDI Bonito 2025 é organizada pelo Instituto Ciudades del Futuro (ICF), entidade que lidera a implementação do modelo Destino Turístico Inteligente (DTI) nas Américas. O evento conta com o apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundtur e da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc).

Bonito, referência mundial em ecoturismo, recebe gestores públicos, empresários, ONGs e estudantes para debater inovação, sustentabilidade e tecnologia no setor. A edição anterior, realizada em Curitiba (PR) em 2024, reuniu mil participantes de 25 países, representando 160 instituições.

FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare