Uma jovem de 27 anos foi resgatada na manhã desta segunda-feira (17) pela Marinha do Brasil, após pedido de apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS). A paciente estava na Fazenda Recreio, região do Paiaguás, localizada a cerca de 181 quilômetros de Ladário, no Pantanal.
A mulher relatou sintomas como fortes dores abdominais, desmaios e suspeita de gravidez. Devido à falta de acesso terrestre, sendo necessário um deslocamento de até dois dias por via fluvial, a situação exigiu uma operação aérea para o resgate.
🚀Participe do grupo VIP do Folha MS e receba as notícias em primeira mão📣
O resgate foi conduzido pelo 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (EsqdHU-61), com a presença de um médico do Hospital Naval de Ladário (HNLa) para prestar os primeiros atendimentos durante o voo.
Ao chegar ao heliponto do EsqdHU-61, a jovem foi transferida para uma ambulância do Corpo de Bombeiros, que seguiu diretamente para a Santa Casa de Corumbá, onde recebeu atendimento especializado.
Evam
A Marinha do Brasil esclarece que o resgate de vítimas, feito por meio de EVAM, empregando helicópteros do Com6ºDN, é uma ação de cooperação com o Corpo de Bombeiros e sua realização ocorre eventualmente em locais onde o acesso é difícil ou inviável via terrestre e em caso de comprovada emergência.
O voo depende, ainda, de diversos fatores, como condições meteorológicas, utilização da aeronave em período diurno, distância do sinistro, entre outros.