Jovem boliviana é resgatada após seis meses em cárcere privado em SP

  • Autor do post:
  • Post publicado:21 de fevereiro de 2025
FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

Uma jovem boliviana de 19 anos foi resgatada nesta quinta-feira (20) em um apartamento de um condomínio de luxo na zona sul de São Paulo, após passar seis meses mantida em cárcere privado. De acordo com a polícia, a jovem havia sido trazida ao Brasil sob promessa de trabalho como empregada doméstica, mas acabou sendo impedida de sair da residência e de manter contato com a família.

O caso foi denunciado à Federação Estadual dos Trabalhadores e Empregadas Domésticas de São Paulo, que acionou as autoridades. Segundo a entidade, a vítima não recebia salário, não tinha permissão para se alimentar e era impedida de beber água.

boliviana de 19 anos resgatada de trabalho escravo em SP
Vítima de nacionalidade boliviana foi resgatada em um prédio de alto padrão localizado em área nobre de Sâo Paulo

🚀Participe do grupo VIP do Folha MS e receba as notícias em primeira mão📣

Denúncia partiu de um grupo de babás

A jovem relatou que foi convencida a se mudar para o Brasil pela mãe da empregadora, que teria oferecido trabalho no país. No entanto, ao chegar, ficou presa no apartamento e passou a depender da ajuda de um grupo de babás, que perceberam a situação e começaram a fornecer alimentos para ela.

Ela era proibida de comer na residência, não bebia água. Foi um grupo de babás que notou a situação e elas que davam alimentação“, afirmou Janaina Souza, presidente da Federação das Domésticas de São Paulo.

Investigação e busca pelos responsáveis

O resgate foi realizado pela Polícia Militar, mas, ao chegarem ao imóvel, os agentes não encontraram a empregadora nem seu companheiro, conforme informou a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP). O caso foi registrado no 89º Distrito Policial como situação análoga à escravidão, e a polícia segue com as investigações para localizar os suspeitos.

banner shopee2 boliviana

*Com informações UOL

FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare