Uma nova onda de calor se aproxima e terá Mato Grosso do Sul entre os primeiros estados afetados, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A massa de ar quente e seco, já presente em algumas áreas do país, deve se intensificar a partir de domingo (16), elevando as temperaturas para níveis extremos.
Além de Mato Grosso do Sul, o fenômeno impactará São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, avançando depois para Goiás e Bahia.
🚀Participe do grupo VIP do Folha MS e receba as notícias em primeira mão📣
Segundo especialistas, os termômetros podem marcar até 5°C acima da média histórica do período, configurando oficialmente uma onda de calor conforme os critérios da Organização Meteorológica Mundial (OMM).

Terceira onda de calor de 2025
Este será o terceiro evento de calor intenso registrado no Brasil neste ano. Em janeiro e fevereiro, o Rio Grande do Sul enfrentou temperaturas acima dos 40°C, com Porto Alegre atingindo 39,3°C.
Para ser considerada uma onda de calor, a OMM estabelece que as temperaturas máximas diárias precisam ultrapassar em pelo menos 5°C a média mensal durante cinco dias consecutivos ou mais, abrangendo uma área extensa. As previsões indicam que Mato Grosso do Sul será um dos locais mais afetados neste novo episódio.