Nova onda de calor chega a Mato Grosso do Sul com temperaturas acima da média

onda de calor
  • Autor do post:
  • Post publicado:15 de fevereiro de 2025

Uma nova onda de calor se aproxima e terá Mato Grosso do Sul entre os primeiros estados afetados, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A massa de ar quente e seco, já presente em algumas áreas do país, deve se intensificar a partir de domingo (16), elevando as temperaturas para níveis extremos.

Além de Mato Grosso do Sul, o fenômeno impactará São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, avançando depois para Goiás e Bahia.

🚀Participe do grupo VIP do Folha MS e receba as notícias em primeira mão📣

Segundo especialistas, os termômetros podem marcar até 5°C acima da média histórica do período, configurando oficialmente uma onda de calor conforme os critérios da Organização Meteorológica Mundial (OMM).

onda de calor

Terceira onda de calor de 2025

Este será o terceiro evento de calor intenso registrado no Brasil neste ano. Em janeiro e fevereiro, o Rio Grande do Sul enfrentou temperaturas acima dos 40°C, com Porto Alegre atingindo 39,3°C.

Para ser considerada uma onda de calor, a OMM estabelece que as temperaturas máximas diárias precisam ultrapassar em pelo menos 5°C a média mensal durante cinco dias consecutivos ou mais, abrangendo uma área extensa. As previsões indicam que Mato Grosso do Sul será um dos locais mais afetados neste novo episódio.