Brigadistas do IHP realizam ações de apoio e manutenção em escola no Pantanal

manutenção em escola no Pantanal
  • Autor do post:
  • Post publicado:12 de fevereiro de 2025

Brigadistas da Brigada Alto Pantanal, do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), realizaram trabalhos de manutenção em escola no Pantanal, mais especificamente no entorno da Escola Municipal Rural Polo São Lourenço, localizada na comunidade Aterro do Binega, às margens do Rio Paraguai. A iniciativa visa melhorar o acesso à unidade de ensino, além de contribuir para a prevenção de incêndios na região.

As ações foram executadas por Wilson Malheiros e Ramão Lourenço, que, além de integrar a brigada, atuam como auxiliares de reserva. Os trabalhos incluíram capina, limpeza e manutenção de áreas próximas à escola, atendendo não apenas à comunidade local, mas também a estudantes indígenas das comunidades Guató Barra do São Lourenço, Amolar, Mangueiral e Chané.

🚀Participe do grupo VIP do Folha MS e receba as notícias em primeira mão📣

A unidade é uma das principais referências educacionais da região da Serra do Amolar e está localizada a mais de quatro horas de barco de Corumbá.

Educação e prevenção ambiental

Além de garantir melhores condições para os estudantes, as ações reforçam a proteção do ambiente escolar contra incêndios florestais. Em 2024, a escola enfrentou uma grave situação quando as chamas cercaram a unidade. A Brigada Alto Pantanal, com apoio do Prevfogo/Ibama e do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, atuou no combate ao fogo e evitou danos à estrutura.

manutenção em escola no Pantanal

O diretor-presidente do IHP, Angelo Rabelo, destacou a importância dessas iniciativas para as comunidades ribeirinhas. “A escola naquela região faz um importante papel para o futuro das comunidades. É preciso haver estrutura adequada para promover o ensino e manter sempre abertas as oportunidades a esses jovens que vivem em área remota no Pantanal.”

A secretária municipal de Educação de Corumbá, Mabel Marinho Sahib Aguilar, ressaltou a necessidade de oferecer suporte adequado para os estudantes. “Temos a missão este ano de melhorar o desempenho de nossos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que compõe o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Para que isso aconteça, precisamos do empenho de todos.”

Infraestrutura e desafios

A Escola Municipal Rural Polo São Lourenço desempenha um papel fundamental na região, oferecendo ensino a alunos que, em muitos casos, precisam dormir no local durante a semana, devido à distância e às condições de navegação no Rio Paraguai. Professores também residem na unidade para garantir o funcionamento das atividades escolares.

Além do suporte na manutenção da escola, o IHP já colabora com a estruturação de um ponto de internet, permitindo que professores, alunos e a comunidade tenham acesso à rede para fins educacionais e comunicação.

Inaugurado em agosto de 2024, o atual prédio da escola é um marco para a educação na região e segue recebendo apoio contínuo para garantir o ensino de qualidade aos estudantes do Pantanal.