“Pesque e solte” será liberado no Rio Paraguai a partir deste sábado em Mato Grosso do Sul

Pesque e solte em Mato Grosso do Sul
  • Autor do post:
  • Post publicado:30 de janeiro de 2025

A pesca amadora na modalidade pesque e solte será permitida na calha do rio Paraguai a partir deste sábado (1º de fevereiro), conforme o Decreto Estadual nº 15.166/2019 e suas atualizações. A medida visa equilibrar a prática esportiva com a preservação ambiental, mas mantém o período de defeso (proibição de pesca) em vigor até 28 de fevereiro nos demais rios de Mato Grosso do Sul.

Regras para a prática sustentável

  • Uso obrigatório de anzóis lisos e sem farpas para reduzir ferimentos nos peixes.
  • Devolução imediata do animal ao mesmo local da captura.
  • Restrição a áreas específicas: Proibida em baías, lagos, lagoas marginais, banhados e foz de afluentes.
  • Autorização ambiental prévia para pesca amadora na modalidade “pesque e solte”, emitida pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS).

🚀Participe do grupo VIP do Folha MS e receba as notícias em primeira mão📣

André Borges, diretor-presidente do Imasul, explica que a iniciativa busca “promover a pesca sustentável sem comprometer a reprodução das espécies”. Já Fânia Campos, técnica da área de pesca do órgão, reforça: “É essencial seguir os critérios de tamanho mínimo e máximo dos peixes e respeitar os locais permitidos”.

Penalidades para infrações

Pescadores flagrados em desacordo com as regras podem enfrentar:

  • Detenção de 1 a 3 anos (em caso de condenação).
  • Apreensão de equipamentos, embarcações e veículos.
  • Multas administrativas.

Dicas para garantir a sobrevivência dos peixes

  1. Mantenha o peixe na horizontal e minimize o tempo fora d’água.
  2. Evite tocar na pele ou brânquias para preservar a camada protetora de muco.
  3. Corte a linha se o anzol estiver engolido; não force a remoção.
  4. Libere o peixe rapidamente, sem movimentos bruscos, no mesmo local de captura.
pesque e solte
Pesque e Solte será liberado a partir de sábado (1) de fevereiro no Rio Paraguai

Áreas bloqueadas e segurança

Enquanto o defeso segue até o fim de fevereiro, a fiscalização será intensificada. A prática do “pesque e solte” está restrita exclusivamente à calha do rio Paraguai, com monitoramento para evitar ações em zonas proibidas.