O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, recebeu, nesta quarta-feira, 15 de janeiro, o juiz da 1ª Vara Cível da Comarca de Corumbá, Maurício Cleber Miglioranzi Santos, para tratar das dificuldades enfrentadas pelo município diante do aumento do fluxo migratório na região.
No encontro, o titular do MDS discutiu formas de dar o apoio necessário e buscar soluções para melhorar a situação dos migrantes.
🚀Participe do grupo VIP do Folha MS e receba as notícias em primeira mão📣
Segundo Santos, Corumbá recebeu 1.589 migrantes de 13 nacionalidades diferentes em 2024. Ele afirmou que o número de pessoas que chegam ao Brasil pela fronteira com Corumbá vem crescendo e acaba sobrecarregando as equipes locais responsáveis pelo processo de regularização de documentos, afetando os mais vulneráveis, como crianças e adolescentes.
Wellington Dias defendeu trabalho conjunto da pasta com o Ministério da Justiça, Ministério dos Direitos Humanos e o Conselho Tutelar.
![MDS estuda formas de apoiar o fluxo migratório na região de Corumbá 2 fluxo migratório](https://www.gov.br/mds/pt-br/noticias-e-conteudos/desenvolvimento-social/noticias-desenvolvimento-social/mds-estuda-formas-de-apoiar-o-fluxo-migratorio-na-regiao-de-corumba-ms/whatsapp-image-2025-01-15-at-15-46-31-1.jpeg/@@images/4806857a-291b-41f8-b292-364a048c6898.jpeg)
“Acertamos aqui uma agenda de trabalho para o mês de fevereiro em que possamos ter a presença de várias áreas do Governo Federal juntamente com o estado, com o município, a presença do Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria, do Estado e da União, para trabalhar um caminho, uma alternativa, um diagnóstico, que possa nos permitir apoiar ali o município, a região, nesta área do fluxo migratório”, disse
Assessoria de Comunicação – MDS