Como se não bastasse o rombo financeiro de R$ 36 milhões, apontado por auditoria, uma série de obras paralisadas e perdas de recursos, foram pontuados pelo prefeito de Ladário, Munir Sadeq Ramunieh, nesta sexta-feira (10), durante coletiva de imprensa.
O chefe do executivo ladarense detalhou uma série de problemas administrativos e estruturais que demandam soluções urgentes. Contratos não pagos, falta de manutenção em prédios públicos e obras abandonadas são alguns dos desafios identificados nos primeiros dias da nova gestão.
🚀Participe do grupo VIP do Folha MS e receba as notícias em primeira mão📣
Entre as perdas relatadas, está um recurso de R$ 2,2 milhões destinado à revitalização do Estádio Vicente Fortunato, que não foi utilizado devido à falta de prorrogação de prazos nos convênios. Outro problema envolve a recuperação de uma emenda perdida para a reestruturação do Porto Geral, cujos valores foram devolvidos por falta de projeto.
Munir destacou que já iniciou ações emergenciais para normalizar a administração pública. Entre as medidas estão o pagamento de salários atrasados de servidores da educação, saúde e estagiários, além da quitação de contas básicas para evitar a interrupção de serviços.
O prefeito também informou que busca parcerias com secretarias estaduais e federais para recuperar recursos e destravar projetos de infraestrutura. Obras paralisadas, como a do Poliesportivo e a pavimentação de vias urbanas, estão entre as prioridades para retomada. A gestão está focada em restabelecer serviços essenciais e reorganizar a estrutura do município.
Falta de certidões
Outro ponto destacado foi o fato do Município de Ladário, possuir certidões positivadas para débitos junto aos órgãos governamentais, que pode impedir o repasse de recursos importantes para diversas áreas, que exijam a entrega de certidões negativas de débitos.
Primeiras ações
Entre as ações já realizadas, Munir enfatizou a realização do mutirão de limpeza que segue em andamento com cronograma previsto para chegar em todos os bairros. Ainda nos primeiros dias da nova gestão, a assinatura com liberação de recursos para construção da Casa de Parto de Ladário, um antigo sonho da população que em breve poderá voltar a ver suas crianças nascendo na Pérola do Pantanal.