O Rio Taquari, em Coxim, alcançou 4,71 metros nesta quinta-feira (26), conforme o boletim do Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul). A marca está na cota de alerta, próxima ao nível emergencial, que é registrado acima de 5 metros.
🚀Participe do grupo VIP do Folha MS e receba as notícias em primeira mão📣
Risco de inundações
De acordo com a Defesa Civil de Coxim, o risco de inundações existe, mas ainda é considerado baixo. No entanto, as chuvas previstas para o final de 2024 e início de 2025, segundo o Cemtec, podem elevar o nível do rio. A Climatempo também prevê precipitações mais intensas na região norte do estado, onde Coxim está localizado.
A prefeitura destacou, em nota oficial, que o aumento do volume de chuvas nas cidades de São Gabriel do Oeste, Rio Verde de Mato Grosso e Pedro Gomes tem contribuído para a elevação do nível do Rio Taquari. Esses municípios possuem rios que deságuam diretamente em Coxim, elevando o risco para moradores próximos às margens.
Impactos da seca
No início do ano, o Rio Taquari foi um dos afetados pela seca histórica que atingiu o Centro-Oeste e Sudeste. Outros rios importantes, como o Paraguai e o Miranda, também sofreram com a escassez de chuvas, mas estão retornando aos níveis normais, segundo o monitoramento do Imasul.
Orientações para moradores
A Defesa Civil de Coxim orienta os moradores a ficarem atentos à elevação do nível das águas e acionarem os serviços de emergência, caso necessário. O contato pode ser feito pelo telefone (67) 99962-3206 ou pelo Corpo de Bombeiros, pelo número 193.