Policiais Civis de MS são aprovados em seletiva para missões de paz da ONU

No momento, você está visualizando Policiais Civis de MS são aprovados em seletiva para missões de paz da ONU
  • Autor do post:
  • Post publicado:17 de dezembro de 2024
FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

Pela primeira vez na história, com coordenações realizadas com o Ministério de Relações Exteriores (MRE) e o Ministério de Justiça e Segurança Pública (MJSP) foi realizada a inclusão de Policiais Civis dos Estados e Policiais Rodoviários Federais. A participação dos agentes é inédita na história das missões de paz da ONU com policiais brasileiros.

A Assessment Mission Service é a avaliação promovida pela UNPOL em um Estado-membro que possui interesse em participar com policiais nas missões de paz da ONU. A avaliação tende a ser bienal, sendo aplicada pela Selection Assistance and Assessment Team (SAAT) da UNPOL.

A AMS é obrigatória, e sua conclusão com aproveitamento é um pré-requisito para servir em uma operação de paz e em uma missão política especial.

🚀Participe do grupo VIP do Folha MS e receba as notícias em primeira mão📣

Os requisitos de competência enquadram-se em cinco (5) subcategorias: conhecimento das missões de paz das Nações Unidas e das normas de policiamento; competências linguísticas; habilidades de condução de veículos; habilidades de manuseio e tiro de armas de fogo; e conhecimentos de informática.

policiais civis de MS aprovados para missão de paz da ONU
Policiais Civis de MS integram grupo de policias aptas a participarem de missões de paz da ONU

Foi conduzida uma pré-seleção de idiomas, em inglês e francês, em quatro períodos do ano, com a participação de 511 policiais em 51 cidades do Brasil. Tal atividade, que teve o apoio do Centro de Idiomas do Exército, permitiu identificar os policiais com melhor proficiência nos idiomas-base da ONU, fator preponderante para o sucesso na AMS.

Apresentaram-se em 8 de dezembro de 2024, 124 policiais, sendo 77 do segmento masculino e 47 do segmento feminino. A avaliação iniciou no mesmo dia com a aplicação dos testes escrito e auditivo de idiomas e seguiu até 13 de dezembro de 2024, passando pelos testes de informática, entrevista, manobra e direção de automóveis, manejo de armamento e tiro.

Foram aprovados 72 policiais, sendo 57 no idioma inglês, 5 no idioma francês e 10 em ambos os idiomas, com 22 policiais do segmento feminino e 50 policiais do segmento masculino. Um efetivo com o dobro de aprovação, em todos os índices de comparação, em relação à AMS 2021.

A AMS/SAAT Brasil 2024 foi coordenada pela Inspetoria-Geral das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares do Comando de Operações Terrestres do Exército Brasileiro, com indispensável apoio do Ministério das Relações Exteriores, da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e da Segurança Pública, do Comando Militar do Planalto e do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil.

Com a aprovação na AMS/SAAT 2024, os policiais fazem parte do Banco de Talentos do Brasil e da UNPOL como habilitados a participar das futuras missões de paz e missões políticas especiais da ONU.

FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare