Polícia Federal resgata 15 trabalhadores em condições de escravidão no Pantanal

No momento, você está visualizando Polícia Federal resgata 15 trabalhadores em condições de escravidão no Pantanal
  • Autor do post:
  • Post publicado:28 de novembro de 2024
FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

A Polícia Federal, em ação conjunta com o Ministério do Trabalho, Ministério Público do Trabalho e Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, resgatou 15 trabalhadores submetidos a condições análogas à escravidão em uma fazenda no Pantanal Sul-Mato-Grossense, próximo a Corumbá.

Os trabalhadores viviam em situação degradante e enfrentavam restrição de liberdade. A denúncia que motivou a operação apontava privação de água potável, alimentação insuficiente e proibição de deixar a propriedade, situada em uma área de difícil acesso, alcançada somente após três dias de viagem de barco.

15 trabalhadores mantidos em escravidão no Pantanal
Trabalhadores eram mantidos em condições precárias em uma fazenda no Pantanal de Corumbá

As investigações revelaram que os trabalhadores consumiam água suja, que frequentemente causava diarreia, e dependiam de alimentos fornecidos semanalmente, em quantidade insuficiente, o que os obrigava a caçar para complementar a dieta.

Os alojamentos eram feitos de lona, sem proteção contra animais ou o clima, e não havia instalações sanitárias nem água para higiene.

escravidao pantanal4 15 trabalhadores
Grupo era mantido em condições insalubres

Além das condições precárias, os trabalhadores sofriam ameaças para evitar denúncias. A operação garantiu o resgate seguro das vítimas e assistência imediata. Elas estão recebendo suporte para a recuperação de seus direitos trabalhistas e sociais.

Os empregadores serão responsabilizados administrativamente, trabalhista e criminalmente, enfrentando acusações de redução a condição análoga à escravidão.

FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare