A Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram nesta quinta-feira (28) a operação Break Off, com o objetivo de desmontar um esquema de importação clandestina de eletrônicos. A investigação, que começou após a operação Sign Off, já revelou a atuação de três grupos organizados que distribuíam produtos do Paraguai e Estados Unidos para o mercado informal brasileiro.
A operação mobilizou 76 policiais federais e 20 auditores-fiscais, cumprindo 19 mandados de busca e apreensão em oito cidades: Cuiabá/MT, Várzea Grande/MT, Sonora/MS, Campo Grande/MS, Ponta Porã/MS, Goiânia/GO, São Paulo/SP e Barra do São Francisco/ES.
Além das buscas, a Justiça determinou o sequestro de bens móveis e imóveis, além do bloqueio de contas bancárias dos investigados. Os mandados foram emitidos pela 5ª Vara Federal Criminal de Mato Grosso.
As apurações revelaram que os suspeitos utilizavam métodos sofisticados para driblar a fiscalização, incluindo o recrutamento de agentes de segurança pública para transportar as mercadorias. Entre os crimes investigados estão descaminho, organização criminosa, evasão de divisas e lavagem de dinheiro, cujas penas podem ultrapassar 20 anos de prisão.