Escala 6 x 1: Alckmin destaca redução de jornada de trabalho como “tendência global”

No momento, você está visualizando Escala 6 x 1: Alckmin destaca redução de jornada de trabalho como “tendência global”
Marcelo Camargo/Agência Brasil
  • Autor do post:
  • Post publicado:12 de novembro de 2024
FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

Nesta terça-feira (12), em meio a discussões sobre a possível extinção da escala 6×1, o vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin comentou que a redução da jornada de trabalho é uma “tendência no mundo inteiro”, principalmente com o avanço tecnológico, que permite uma maior produtividade. Alckmin, no entanto, destacou que a decisão sobre mudanças na jornada cabe ao Congresso Nacional e à sociedade.

A fala ocorre em um contexto de crescente apoio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da deputada Erika Hilton (PSol-SP), que visa eliminar a escala de trabalho 6×1. A proposta já acumula mais de 130 assinaturas e precisa de 171 para avançar na Câmara dos Deputados.

“Essa questão não foi discutida ainda, mas a tecnologia possibilita fazer mais com menos, e, com isso, as jornadas podem se tornar mais curtas. É um debate que cabe à sociedade e ao Parlamento”, afirmou Alckmin, que está no Azerbaijão participando da COP29, representando o presidente Lula.

De acordo com o vice-presidente, o avanço do debate sobre a escala 6×1 reflete uma tendência observada em vários países, que buscam um equilíbrio entre produtividade e qualidade de vida para os trabalhadores.

FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare