Aprovação de projeto expande atuação da Codevasf para a Bacia do Rio Taquari

No momento, você está visualizando Aprovação de projeto expande atuação da Codevasf para a Bacia do Rio Taquari
Assoreamento do Taquari é considerado um dos maiores desastres ambiental do país / Foto: Arquivo
  • Autor do post:
  • Post publicado:12 de novembro de 2024
FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

Nesta terça-feira (12), a Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) aprovou um projeto que amplia a atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), incluindo agora a bacia do Rio Taquari, que abrange áreas nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A proposta, de autoria da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), recebeu parecer favorável da senadora Margareth Buzetti (PSD-MT) e poderá ser enviada diretamente à Câmara dos Deputados para avaliação.

O projeto de lei propõe alterar a Lei 6.088 de 1974, que criou a Codevasf, permitindo que a companhia estenda seus projetos de desenvolvimento e recuperação ambiental para a Bacia Hidrográfica do Rio Taquari, região essencial para o bioma do Pantanal. Com uma área total de 79 mil km², essa bacia possui uma vasta planície no Pantanal, mas tem sofrido intensamente com problemas de assoreamento, que comprometem a biodiversidade e afetam a qualidade de vida das comunidades ribeirinhas.

A senadora Buzetti destacou o impacto ambiental das atividades econômicas na região, como a sedimentação nos rios que prejudica a navegação e o ecossistema aquático.

“O desenvolvimento trouxe benefícios, mas também resultou em sedimentos acumulados, impactando negativamente o meio ambiente e a vida local”, enfatizou a parlamentar.

soraya
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Soraya Thronicke explicou que a inclusão da bacia do Rio Taquari na área de atuação da Codevasf permitirá novas ações de revitalização e sustentabilidade ambiental, promovendo o “uso racional” dos recursos naturais e incentivando a recuperação ecológica do Pantanal.

Criada para promover o desenvolvimento no vale do Rio São Francisco, a Codevasf operava inicialmente em seis estados e no Distrito Federal, mas sua abrangência tem sido gradativamente ampliada. Hoje, a companhia atua em 22 bacias hidrográficas, incluindo áreas nas regiões Nordeste, Sudeste, Norte e Centro-Oeste, e em 13 estados. Com a nova proposta, o Rio Taquari será a 23ª bacia a receber atenção da Codevasf, ampliando sua cobertura para 14 estados e o Distrito Federal.

FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare