Mato Grosso do Sul alcança nota máxima de solidez fiscal em avaliação do Tesouro Nacional

No momento, você está visualizando Mato Grosso do Sul alcança nota máxima de solidez fiscal em avaliação do Tesouro Nacional
  • Autor do post:
  • Post publicado:8 de novembro de 2024
FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

Pela primeira vez em sua história, Mato Grosso do Sul obteve a nota máxima A+ na avaliação de solidez e equilíbrio fiscal realizada pelo Tesouro Nacional, a chamada CAPAG (Capacidade de Pagamento). A nova classificação abre oportunidades para o Estado ampliar e facilitar suas operações de crédito com garantia da União, um avanço que marca a capacidade de pagamento e solidez financeira.

A elevação da nota, que passou de B para A+, foi comunicada ao Governo do Estado e à Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda) por meio de uma nota técnica do Tesouro Nacional. Esse desempenho reflete os dados financeiros de 2023, o primeiro ano da gestão do governador Eduardo Riedel, e destaca o equilíbrio fiscal e a responsabilidade no gerenciamento das contas públicas.

“Este é um grande feito para o Estado, que demonstra nossa estabilidade fiscal e crescimento. O reconhecimento do Tesouro Nacional é uma prova de que estamos no caminho certo, com contas equilibradas para melhorar as entregas ao cidadão”, declarou Flávio César, secretário estadual de Fazenda.

A CAPAG analisa a saúde fiscal dos estados e municípios para identificar possíveis riscos na contração de novos empréstimos. A nota é formada por três fatores: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez, permitindo uma avaliação precisa da relação entre receitas, despesas e situação de caixa.

Enquanto estados com notas A e B têm acesso a empréstimos com juros reduzidos e garantias da União, aqueles com C e D ficam inelegíveis para novas operações de crédito por apresentarem alto risco de crédito.

FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare