Vetorial Siderurgia lança pedra fundamental do novo alto-forno em Corumbá

Os irmãos Romero e Ronaro Corrêa, fundadores da Vetorial, no lançamento da pedra fundamental
Os irmãos Romero e Ronaro Corrêa, fundadores da Vetorial, no lançamento da pedra fundamental
  • Autor do post:
  • Post publicado:28 de outubro de 2024

No ano que completa 55 anos de fundação e presente no estado do Mato Grosso do Sul desde 1995, a Vetorial – empresa familiar de capital privado –, com atividades operacionais e produtivas nos setores de minério de ferro granulado de alto teor, siderurgia de ferro gusa e bioenergia com carvão vegetal, promoveu nesta segunda-feira (28) , em Corumbá, o lançamento da pedra fundamental para instalação do 3º alto-forno da companhia naquela usina.

O evento foi marcado pela presença dos fundadores e irmãos Romero e Ronaro Corrêa, acompanhados dos membros do Conselho, diretores executivos e funcionários em cerimônia interna naquela unidade produtora de ferro-gusa, onde se prevê investimentos da ordem de R$ 200 milhões, ampliando a capacidade de produção na localidade e aumentando o número de empregos.

Conselheiros, diretores e colaboradores durante a cerimônia interna na sede da Vetorial-Foto: Nana Perdone
Conselheiros, diretores e colaboradores durante a cerimônia interna na sede da Vetorial-Foto: Nana Perdone

Com a conclusão das obras, cuja previsão é de 18 meses, a Vetorial Siderurgia prevê acrescentar 180 mil toneladas/ano à sua produção de ferro-gusa, elevando a capacidade em 25%.

Adicionalmente a este investimento, a empresa retomará a atividade florestal com plantio de eucalipto nos próximos anos, objetivando suprir suas necessidades em madeira no abastecimento das unidades bioenergéticas de carvão vegetal, utilizado na produção de ferro-gusa, juntamente com o minério.

Este é o marco que determina um novo ciclo de crescimento da Vetorial após alguns anos de reorganização e recuperação econômica/financeira.

Imagem do WhatsApp de 2024 10 28 as 16.43.29 6d1cb9fc
Planta do novo alto-forno foi apresentada no evento interno da Vetorial Siderurgia- Foto: Nana Perdone

Decorrente deste investimento, a empresa espera conseguir atender a crescente demanda de metálicos e gusa verde (produzido a partir do uso de carvão vegetal) nos mercados internacionais, principalmente EUA e Europa, utilizando do modal logístico da hidrovia Paraguai.

Além da produção de ferro-gusa no município de Corumbá, a empresa possui mina própria e porto fluvial.